Ler Para Obedecer escrito por 15 de abril de 2014 Missionário Isaac Souza

Havia um indígena Palikur, de nome Paulo. Ele sempre se tornava violento quando se embriagava. Um dia, ele pediu a ajuda de Deus para se livrar de tudo isso. E assim aconteceu. Então ele começou a ler o evangelho de Marcos para outros Palikur, que também acabaram mudando suas vidas. Em vez de falarem mal de seus colegas, passaram a falar de Deus e de Seu filho Jesus Cristo um com o outro. As críticas e as reclamações foram mudadas para falas de gratidão e de louvor a Deus. Em vez de vingança, eles começaram a perdoar uns aos outros. Os homens começaram a preparar roças maiores. Eles plantaram árvores frutíferas por toda parte. Assim, o povo tinha mais alimento para comer. Eles também cavaram vários poços e passaram a ter água melhor para beber. A vida toda melhorou e a população da aldeia aumentou por causa da obediência deles à Bíblia. “Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR.” (Sl 33.12a)


A história é que pouco a pouco a Palavra de Deus estava sendo escrita na língua deles, com a ajuda de um casal de missionários da Wycliffe. Antes, os Palikur não tinham interesse em aprender a ler. Um deles chegou a dizer, com desprezo: “Isso não vai me ajudar a pegar mais peixe”. Mas depois que conheceram o Deus que falou aquela Palavra, todos tinham vontade de ler o Novo Testamento. Uma mulher Palikur explicou: “Eu não quero aprender somente a ler. Eu quero aprender a ler para poder obedecer a Deus”. Ora, essa é a melhor motivação que uma pessoa ou um povo pode ter: aprender a ler para obedecer. Foi isso que o povo Palikur fez, não é mesmo?


E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia”. (Mt 7.26) Ler para obedecer, eis a dica para sensatez.