Para Voar é Preciso Ter as Duas Asas escrito por 16 de dezembro de 2014

Quando eu era pequeno, no bairro onde morava, quase todas as famílias tinham um papagaio. Aquele animal verde e falador era a sensação da criançada que não tinha muito que fazer. Eu ficava admirado de ver aquele pássaro “falar” e, por isso, ficava conversando com ele. Geralmente eram as mesmas falas, mas que importava, não é mesmo? Então eu falava algo e ele repetia. Aquilo era incrível para a mente infante.


Uma dúvida comum entre os meninos era como aquele pássaro tão bonito não alçava vôo e fugia? Ele ficava livre sobre uma gaiola, balançava-se de um lado para outro, mas não voava. Anos depois fiquei sabendo que a tática usada para o pássaro não fugir era cortar uma de suas asas. Assim sem uma das asas o pequeno animal era impedido de voar e, por isso, ficava sobre a gaiola.


O Senhor Jesus avisou seus discípulos contra a hipocrisia dos mestres da lei e os fariseus que eram como papagaios de asa cortada.  Jesus disse que eles ocupavam a cadeira de Moisés para ensinar, mas advertiu: “obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam” (Mt 23:3). Infelizmente, ainda hoje, muitos são os que teimam em viver com uma asa cortada. São pessoas que se dizem cristãs e até ensinam, mas a vida não combina com a teoria.


Irmãos, que o nosso bondoso Deus nos livre da hipocrisia e conceda graça para não sermos como papagaios que só repetem o que os outros dizem, mas não podem voar. Para sermos livres e alçar vôo precisamos bater as duas asas conjuntamente. A vida de fé deve andar junto com a prática, caso contrário estaremos desqualificados, tal como afirmou o apóstolo sobre os “impuros e descrentes” quando disse: “Eles afirmam que conhecem a Deus [fé], mas por seus atos [prática] o negam; [por isso] são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra” (Tito 1:16).  

Home

pr. sebastião Machado 

COMENTAR