Qual é a Sua Ética? escrito por 17 de fevereiro de 2015

“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam”.


O Hino “Crer e observar” do Cantor Cristão trata do tema fé e obras. O cristão é encorajado através deste belo hino a crer e, conseqüentemente, obedecer a tudo que o Senhor Jesus ordenar. Fé e obras são como falar e viver. Os dois devem andar juntos assim como os dois trilhos da estrada de ferro que descansam sobre os dormentes para conduzir o trem até o seu destino.


O comportamento dos cristãos está deixando a desejar. O mundo entrou na igreja sem pedir permissão. É inadmissível para um crente em Jesus afirmar uma coisa, mas viver outra. A vida de cada cristão deve refletir a sua fé. Gosto de definir o conceito sobre ética como sendo o processo de reflexão, análise, avaliação e decisão cujo propósito é escolher entre o certo e o errado de se fazer. A ética cristã tem como preocupação principal uma conduta apropriada que honra e glorifica a Deus. Portanto, a ética do cristão deve ser alicerçada na doutrina bíblica. O crer deve ser a base para o obedecer.


Para Mario Sergio Cortella ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso? Segundo o professor Cortella nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero .


Interessante perceber que a Bíblia já tratou deste assunto. O apóstolo definiu para os cristãos de Corinto a ética cristã dizendo que nem tudo que um cristão quer é conveniente, por isso nem tudo ele pode. E, nem tudo que o cristão pode traz edificação, por conseguinte ele não deve fazer. Assim sendo, o critério para o cristão escolher uma determinada linha de ação é a edificação espiritual que traz glória para Deus.


 “Portanto, quer você coma, quer você beba ou faça você qualquer outra coisa, faça tudo para glorificar a Deus”.   Então, defina sua ética com base no que a Bíblia ensina e não seja uma pedra de tropeço nem para incrédulos nem para crentes.

Home

pr. sebastião machado 

COMENTAR