E Se Deus Não Nos Livrar? escrito por 17 de julho de 2014 Pr. Sebastião Machado

Tem-se pregado que o cristão estará imune a qualquer tipo de problemas se apenas exercer a sua fé. Cânticos dizem que se o mar não se abrir, Deus vai nos fazer andar por sobre as águas. Mas, o ensino bíblico e a prática discordam dessa teoria.


Primeiro quero me lembrar dos três amigos de Daniel: Sadraque, Mesaque e Abedenego. Eles eram homens de fé no Deus de Israel, por isso não se curvaram perante a estátua do Imperador. Eles foram pressionados a adorar a estátua de Nabucodonosor e se recusassem seriam punidos com a fornalha de fogo. Mas, eles expressaram sua fé ao Rei dizendo: “se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó Rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer”. Aleluia! Para mim isso é fé! Deus é soberano e tem o direito de fazer o que quiser, com quem quiser e como quiser. Os três amigos permaneceram firmes e, independente do resultado, revelaram ser fiéis a Deus não se curvando à idolatria. Deus em sua misericórdia os salvou da fornalha. Mas, nem sempre Deus age assim.


Em segundo lugar eu penso em Jó. Este homem perdeu tudo! Num só dia Jó teve que velar 10 filhos que morreram num desastre. Seus bens foram saqueados. A falência chegou como um vento arrebatador na sua casa. Mas, a Bíblia diz que Jó expressou sua fé ao dizer: “O SENHOR deu, o SENHOR o levou; louvado seja o nome do SENHOR”. E se Deus não nos livrar? Acredito que se conseguirmos ter a mesma atitude correta de fé em Deus, seja em face da morte ou das adversidades terríveis que a vida nos apresenta, provaremos que nossa fé não se baseia em circunstâncias, mas descansa no amor de um Deus soberano.


Paulo exortou os crentes da Galácia porque estavam sendo seduzidos por um ensino contrário ao da fé em Cristo. Ele diz: “o que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo” (Gl 1:57). Ainda hoje existem pessoas tentando perverter a mensagem da cruz e desviar os cristãos da simplicidade do evangelho. Por isso, querido leitor, permaneça firme na fé porque Deus pode livrar, todavia se ele não  livrar não ceda à pressão de se curvar ao erro. Deus é sábio e sabe o que faz, eu vou adorá-lo!

COMENTAR