O Caminho Mais Excelente (parte 1) escrito por 17 de novembro de 2014

Preste atenção: o que você está buscando para sua vida cristã? Os cristãos de Corinto buscavam dons espetaculares. Alguns queriam falar em línguas, outros profetizar e, alguns, conhecimento. Porém, em todos os casos, a comunidade queria ter experiências ou manifestações grandiosas que pudessem demonstrar “visivelmente” sua espiritualidade. Nesse caminho aqueles cristãos só encontraram divisões e desordens.


Por isso, Paulo apresentou um novo caminho para eles. Somente a busca incansável pelo amor irá contribuir para a maturidade da igreja. Ao longo do livro o apóstolo procurou mostrar os erros deles, mas, agora, no cap. 13 ele muda de tática e toma outra direção: “Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente”. O apóstolo Paulo vai ministrar o medicamento correto para todos os males da igreja em Corinto. Ele deseja incutir na mente daqueles cristãos, e, também em nós, que a maior prova da espiritualidade cristã não são as manifestações dos dons extraordinários, mas a prática do verdadeiro amor. Neste capítulo, conhecido como o “Hino do Amor”, o apóstolo vai fornecer três preciosas informações sobre o amor.

 

A primeira está nos versos de 1 a 3 – e é a preeminência do Amor. Paulo passa a mostrar aos Coríntios que o amor verdadeiro é um caminho superior. Todos os problemas apresentados pelos cristãos, em linhas gerais, são sintomas de uma grande e terrível enfermidade: a falta de amor. Para fortalecer seu argumento Paulo deu três razões porque o caminho do amor é mais excelente. A primeira é que um cristão pode falar muito, sem produzir nada para Deus.  “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine” [v.1]. Muitos cristãos são como as ondas do mar que fazem muito barulho, mas morrem na praia. Só Barulho! Muita fala, sem amor é inútil. Não produz o efeito esperado. Não constrói, pelo contrário destrói. Numa partida entre Corinthians e Palmeiras, o técnico Tite criticou Felipão dizendo: “Fala muito! Fala muito!” É verdade, Felipão falou muito e deixou o Palmeiras cair para a segunda divisão.


Um pastor tinha três filhos. Certo dia um cão preto com manchas brancas no rabo foi encontrado na porta de sua casa. Os meninos apaixonaram pelo cãozinho e a família adotou o animal. Um dia, o rádio noticiou o sumiço de um cachorro preto com manchas brancas no rabo. O pastor e os filhos ouviram! Mas, o pastor foi esperto e raspou os pelos brancos das manchas de forma que não sobressaíssem. O dono foi informado de que o cachorro estava na casa do reverendo. Mas, o pastor disse tratar-se de um equívoco, pois em nada o “seu” cão se parecia com a descrição. No fim da sua vida o reverendo lamentou: “ganhei um cachorro, mas perdi os meus três filhos para Cristo”.


O que você procura? Quais são as evidências da verdadeira espiritualidade na sua vida? Você é do tipo que fala muito? Bom, hoje quero chamar sua atenção para este ponto: um cristão pode falar muito, sem produzir nada de bom aos olhos de Deus.  Por isso, peça a Deus a graça para seguir o caminho mais excelente.

Home

COMENTAR

pr. sebastião Machado