Consulta ao Senhor escrito por 17 de setembro de 2014 Armindo Lobato

Às vezes eu ficava pensativo tentando imaginar por que Davi foi considerado o homem segundo o coração de Deus. Como ele, existiram outros grandes nomes na Bíblia, mas por que somente Davi recebeu esse título?


É claro, se olharmos para vida de Davi podemos notar várias atitudes dele que, provavelmente, o fizeram herdar esse título tão almejado por todos nós. Porque eu tenho certeza que todos aqueles que conhecem o Senhor Jesus Cristo gostariam de ter em seu currículo cristão essa frase tão recompensadora.


Poderia falar de varias qualidades aqui sobre Davi que o levaram a esse patamar diante de Deus, mas uma que me chama muito a atenção, e que provavelmente pode ser o carro chefe de toda essa honraria, é a humildade, porque Deus somente exalta os humildes de coração.


Existe muita ramificação que poderia ser explorada sobre a humildade de Davi, mas o que eu queria destacar aqui é a humildade de reconhecer que não sabe nada, e que depende totalmente de Deus para viver e cumprir a Sua vontade. Isso podemos ver claramente na vida de Davi quando antes dele sair para ir a batalha ele sempre consultava ao Senhor se ele deveria ir ou não ir, e ao final, ele cumpria o que Deus lhe mandava fazer (2 Samuel 5.19,23). Mesmo quando ele teve o desejo de construir uma casa para Deus, ele abriu o seu coração para o profeta Natã (2 Samuel 7:2,3).


Olhando isso rapitadamente parece ser algo tão simples de fazer. Naquela época Deus falava de muitas maneiras. Dá para se perceber que com Davi Deus falava através de sonhos, profetas e conselheiros. Hoje em dia nós temos todo esse arsenal bíblico diante de nós, e Deus pode nos falar de várias maneiras também. O único “porém” de tudo isso é que muitas vezes não consultamos ao Senhor a respeito das coisas e decisões que tomamos em nossa vida.


Eu me lembro que no passado eu ouvi alguém dizer assim para mim: “eu vou orar sobre isso para saber se é a vontade de Deus.” Eu estava no seminário nessa época, e lembro que minha reação foi negativa e de julgamento, classificando essa pessoa de “santarão.” Hoje eu entendo que santarão era eu, porque me achava ser alguma coisa no ambito espiritual, e não tinha a humildade necessária para consultar ao meu Senhor antes de tomar uma decisão.


Existe um dito popular que diz: “o apressado come cru.” Não há nada por mais urgente que seja que não possa ser colocado diante de Deus em oração.


 “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”  (I Pedro 5:6)

Home

COMENTAR