O Caminho Mais Excelente (parte 2) escrito por 19 de novembro de 2014

“Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente”. Vimos na meditação anterior que o apóstolo Paulo diagnosticou a enfermidade dos cristãos em Corinto e, no cap. 13, ministrou o remédio, ‘praticar o verdadeiro do amor’. Ele forneceu três preciosas informações sobre o amor. A primeira é a preeminência do amor [vv.1-3], e para fundamentar seu argumento deu três razões para o cristão trilhar este caminho superior, a primeira é que um cristão pode falar muito, sem produzir nada de bom aos olhos de Deus. Hoje andaremos um pouco mais neste caminho!  


A segunda razão que o apóstolo Paulo ensina a todos é que um cristão pode fazer muito, sem ser nada para Deus. Aqui encontramos a tese “do ser e do ter”. A Bíblia diz: “Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei” [I Co 13:2].


Paulo fez menção dos dons miraculosos que todos estavam buscando em Corinto. Possivelmente eles realizaram grandes feitos por meio da ‘profecia, descobriram mistérios, tiveram conhecimento e fizeram proezas por meio da fé. Quem não gostaria de fazer grandes realizações para Deus? Fazer algo grandioso parece demonstrar espiritualidade em alta. Mas, Deus nos escolheu para SER e, só depois disso, para FAZER algo para sua glória. Jesus advertiu seus ouvintes sobre o perigo de fazer sem ser, em Mateus 7:21-23. “Senhor, Senhor, em teu nome fizemos”, eles fizeram muito sem ser nada para Deus e ouviram uma dura sentença: “afastem-se de mim, não os conheço!”.


A terceira razão para trilhar o caminho do verdadeiro amor é que um cristão pode doar tudo o que tem, sem proveito algum para Deus. Segundo o ensino bíblico uma pessoa pode doar TUDO que tem e SACRIFICAR até a própria vida, mas sem ter o verdadeiro amor no coração não há proveito espiritual. Em 2013, O Instituto Para o Desenvolvimento do Investimento Social – EUA , deu o seguinte relatório: Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova Iorque e fundador de uma empresa de comunicação que leva seu nome, destinou U$ 350 milhões para a Johns Hopkins University. Philip Knight, cofundador da Nike, e sua esposa, Penelope, deram U$ 500 milhões para a Oregon Health and Science University Foundation. Mark Zuckerberg, e sua esposa, Priscilla Chan, destinaram cerca de U$ 990 milhões, para a Silicon Valley Community Foundation.


Uau! Estas cifras estão além da minha capacidade contábil. Mas, que efeito eterno elas terão na vida dos seus benfeitores? Este é o ponto que o apóstolo quer chegar com os cristãos. Paulo estimula cada cristão para trilhar o caminho mais excelente, pois somente a busca incansável pelo verdadeiro amor irá contribuir, de forma prática e eterna, para a maturidade da igreja.


O que você está buscando? Qual é a sua motivação ao servir na igreja local? Ser visto ou ser considerado espiritual? A Bíblia diz que sem o verdadeiro amor jorrando em nós e, através de nós, tudo que fizermos não contribuirá para sermos o que Deus planejou nem terá valor algum para glorificar o glorioso nome do nosso Salvador. Pense nisso!

Home

COMENTAR

pr. sebastião Machado