Natal - A Providência de Deus escrito por 22 de dezembro de 2014

Olhando o texto de Lucas 2 pensei em compartilhar três mensagens que o natal tem a nos ensinar. A primeira delas é que a mensagem do Natal é uma mensagem sobre a providência divina, Lucas 2.1-5. A providência está relacionada com o Plano eterno de Deus, ou seja, os seus decretos – Ef 1.11. Portanto, no arranjo de Deus, Jesus deveria nascer em Belém, na Judéia. Pois, havia uma profecia de que o Messias nasceria em Belém: “Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos” [Mq 5.2]. O problema era o fato de José morar no Norte, na região da Galiléia. Então, como Deus iria cumprir sua promessa? Ele tinha que fazer José viajar até Belém com Maria, que estava grávida, para cumprir sua promessa.


A providência divina agiu em dois personagens importantes. O primeiro é o Imperador César Augusto. Ele fez um decreto exigindo o recenseamento de todo o povo. José e Maria devem ter sofrido por causa da lei, pois não era uma boa hora dela entrar em vigor!’ Mas, há algo importante que devemos saber: Deus está por detrás do Governo e das Leis  -  Pv 21.1. O Rei Nabucodonosor teve que descobrir isso a duras penas, ele disse: “O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração. Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão ou dizer-lhe: ‘O que fizeste?’” [Dn 4.34-35]. O segundo personagem da providência é o estalajadeiro anônimo. Não temos o nome dele. Não sabemos nada sobre ele. Mas, ele foi um instrumento útil nas mãos de Deus para que seu Filho Jesus nascesse em segurança neste mundo. O nascimento se deu não num Palácio, mas num estábulo – figura da rejeição que Jesus sofreria neste mundo -  João 1.11. Preste atenção: há muita gente “sem cara” na Bíblia. Estes foram usados para glória de Deus, mas não são reconhecidos publicamente. Um dia, porém, Deus lhes dará a recompensa. Então, não procure o reconhecimento público, mas trabalhe para honrar a Deus.


 Natal, portanto, traz um ensinamento muito importante e esquecido dos cristãos. Deus governa os céus e a terra, e tudo o que acontece conosco não é fruto de sorte, mas da mão poderosa do Pai atuando para cumprir o seu propósito eterno. Por isso, convido você a descansar nas promessas de um Deus que não pode mentir e que age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam. Feliz Natal! Deus o abençoe!


Home

pr. sebastião Machado 

COMENTAR