Natal - A Provisão de Deus escrito por 23 de dezembro de 2014

Ontem falamos sobre a providência de Deus, no natal. Hoje, queremos voltar nossos olhos para outro aspecto da mensagem do Natal que é também uma mensagem sobre a Provisão de Deus – Lucas 2.6-7. Há um texto muito amado pelo povo de Deus que diz: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” [Fp 4.19].


O Deus da Bíblia se revela como um Deus provedor. Lembra da história de Abraão que foi sacrificar seu filho Isaque? E como, em sua providência, Deus proveu um carneiro para ser sacrificado em lugar do jovem? Abraão, naquele dia, conheceu a Deus como o SENHOR proverá!

Há outro exemplo em 2 Reis 4.1-7. O marido morreu e deixou sua esposa com uma dívida. Os credores bateram a porta e queriam levar seus filhos como escravos, caso a dívida não fosse paga. A mulher procurou o profeta do SENHOR, e, diante desta situação difícil instruiu a viúva para encher vasilhas com azeite. Ela obedeceu, encheu tantas vasilhas quanto conseguiu, depois pagou a dívida e, ainda, sobreviveu com o restante que sobrou.


A Lei de césar Augusto combinou certinho com o tempo de Maria dar à luz. Ela poderia ter ficado em Nazaré, mas certamente José não a quis deixar sozinha ali por causa do seu estado e, também, eu penso, por causa dos boatos. Maria poderia ter dado à luz pelo caminho, pois era longo e despendia muito esforço físico. Todavia, a provisão de Deus ajudou José e Maria a chegar em segurança ao local, e, diz o texto, que “enquanto estavam lá, chegou o tempo (dia) de nascer o bebê” [Lc 2.6].


O que Deus deseja nos ensinar com o seu ‘modus operandi’? Creio que Deus quer nos mostrar que irá cumprir o seu propósito eterno (plano) de salvação. Por isso, ao mostrar a história do primeiro natal, Ele que é um Deus de providência e provisão, convoca-nos a descansar e confiar mais nele.  Então, meu irmão e minha irmã, não gastem todo seu esforço, dons e dinheiro para construir castelos neste mundo. Jesus disse que devemos ajuntar tesouros no céu, pois onde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração!

Home

pr. sebastião Machado 

COMENTAR