O Mover do Espírito Santo escrito por 23 de outubro de 2014 Pr. Sebastião Machado

Em alguns lugares o culto cristão se transformou num espetáculo bizarro. O mover do Espírito é entendido como uma permissão para extravasar a carnalidade do coração humano. Mas, o Espírito Santo não deseja ser um produtor de show para exaltar a personalidade de ninguém, pelo contrário seu agir na vida do Cristão visa a salvação e santificação.


O apóstolo exortou os cristãos de corinto que estavam acostumados com o frenesi dos cultos pagãos e queriam trazer as mesmas práticas para as reuniões da igreja. Ele, então, deu duas orientações para a igreja verificar se uma obra é do Espírito ou não. 1ª. “ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: anátema Jesus”. Só o Espírito pode capacitar uma pessoa a ter uma CONFISSÃO CORRETA sobre Jesus. A obra do Espírito é iluminar o cristão dando-lhe entendimento espiritual para compreender quem é Jesus. 2ª. “ninguém pode dizer: Jesus é Senhor, a não ser pelo Espírito Santo”. Somente o Espírito pode capacitar uma pessoa a ter uma CONDUTA COERENTE por Jesus.  A conduta do cristão é santa porque o Espírito o capacita a se submeter a Cristo como Senhor.


Nos anais da Igreja dos Irmãos há uma história inspiradora. Bill Bosler era pastor da Igreja da Irmandade, trabalhando com a Igreja de Miami, que estava em uma área onde havia muita violência por causa das drogas.  Todos eram bem-vindos, não importando quão pobre fosse ou a cor da pele. O pastor e a igreja buscavam ajudar as pessoas em suas necessidades e, elas, sabiam que podiam contar com ele e com a igreja.


Num sábado, em dezembro de 1986, um homem veio à casa do Pastor Bosler dizendo que necessitava de ajuda. Enquanto conversavam, o homem puxou uma faca e o matou. Nesta hora sua filha veio à sala e o homem também a atacou, fugindo em seguida, pensando que ela estivesse morta. Socorrida, ela esteve alguns meses hospitalizada e sobreviveu. O assassino foi capturado e condenado à cadeira elétrica. SueZann Bosler era contra a pena de morte. Ela sabia que se o homem que matou seu pai fosse morto nunca poderia chegar ao conhecimento de Jesus. SueZann foi ao juiz e suplicou pela vida do homem que a havia atacado. Em 1989 SueZann falou na Assembléia Anual e disse: "Eu quero dar ao homem que me atacou uma Bíblia".


Minha compreensão sobre “o mover do Espírito” é muito diferente dos cultos bizarros que tristemente temos assistido. A atitude de SueZann para com o pecador ilustra o ensino de Paulo aos cristãos de Corinto. Ela só pode dizer “Jesus é Senhor” e, conseqüentemente, oferecer perdão de coração ao assassino porque o Espírito Santo agia na sua vida. Esse é o mover do Espírito que desejo ter em minha vida.

Home

COMENTAR