Guiado Por Deus escrito por 24 de outubro de 2014 Pr. Thomas Tronco

“Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho?” (Pv 20.24 NVI).  


Quando eu estava na primeira série do ensino fundamental, a escola em que eu estudava, em Osasco, participou de um programa de televisão em que os alunos competiam com outras escolas. Para isso, houve um treinamento prévio para as provas costumeiras. Uma delas era um aluno vendado ter de atravessar um percurso feito por garrafas plásticas sem derrubá-las. Para conseguir era preciso que outro aluno o direcionasse por meio de instruções verbais. Assim, o jovem que estava completamente cego por causa da venda tinha de ouvir e obedecer aos comandos daquele que podia ver tudo que estava ao redor e o que viria pela frente. Ganhava a equipe que tinha o melhor orientador e cujo competidor vendado era mais atento à voz do instrutor e mais obediente para lhe atender os comandos.


Nossa caminhada não é muito diferente. Em primeiro lugar, porque por mais que nutramos a ilusão tola de que sabemos tudo que é preciso e que temos capacidade de escolher os melhores caminhos, tomar a melhores decisões, lidar com situações difíceis e controlar nosso destino, a verdade é que, se levarmos em conta a complexidade do mundo e nossa pequenez, somos apenas crianças vendadas andando entre obstáculos. Por isso, Salomão faz a seguinte pergunta: “Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho?”. O escritor não quer, com isso, saber que receitas as pessoas têm para tanto. A pergunta é retórica e tem como resposta obrigatória a afirmação de que não é possível ao homem entender os rumos de sua vida, muito menos dominá-los. Isso quer dizer que o homem, tentando controlar seu destino, está em um ônibus desgovernado que pode se chocar contra qualquer muro.


O que fazer então? Desanimar? Desesperar-se? Desistir de tudo? Não! Ao afirmar a inutilidade humana para determinar os rumos corretos para sua vida, ele completa explicando quem é que pode levar esse ônibus até o destino final, dizendo que “os passos do homem são dirigidos pelo Senhor”. Por isso, o homem sábio e temente a Deus tem de ter seus ouvidos atentos à orientação divina para que a venda do pecado não o faça tropeçar e se ferir. Tem de ler constantemente as Escrituras, ouvir regularmente o ensino da Palavra de Deus e estudar a Sã Doutrina. Tem também de ter seu coração aberto e humilde para que o conhecimento que adquire pelo estudo se torne atitudes práticas em sua vida, pois vida cristã nada mais é que doutrina posta em prática. Assim, entregando o volante da sua vida ao Senhor, sente-se na poltrona do seu cuidado até que você desça na estação celestial, na presença do salvador.


Home

COMENTAR