Os Resultados da Guerra escrito por 26 de junho de 2014 Bárbara Hulse


“o deus desta era cegou o entendimento dos descrentes

para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo”. II Co 4:4



Mesmo que a Mídia e os homens que noticiam na TV gostem de torcer a verdade dos fatos sobre uma guerra, nunca houve e não haverá uma guerra que não tenha trágicos efeitos sobre os cidadãos comuns.  Numa guerra todos sofrem porque guerra custa muito dinheiro e as pessoas ficam necessitadas. Alguns sofrem por causa da violência, outros sofrem porque perdem pessoas amadas.  Guerra sempre tem resultado de sofrimento e morte.


Entretanto, há outra guerra muito mais devastadora. Poucos são os que se dão conta dela. É a guerra espiritual que se trava neste mundo.  Ela é invisível, mas tem implicações reais na vida dos cristãos. Será que há vitória sem sofrimento?  Satanás nunca desiste facilmente.


No trabalho missionário da Igreja dos Irmãos na África Central que iniciou em 1918 houve morte de seis missionários durante os primeiro quinze anos; Outros desistiram do ministério e voltaram para os EUA; E entre os missionários que ficaram sobrevieram muitas doenças graves. Mas eles continuaram a luta e Deus enviou mais obreiros. 


Deus edificou a sua Igreja na África. Hoje há várias Igrejas dos Irmãos na República da África Central, nos Camarões e República do Chad. Outro dado marcante é que existem muito mais crentes em Cristo na África do que nas Igrejas dos Irmãos nos EUA. (Fonte: UNDAUNTED HOPE, biografia de Tiago Gribble por Florence Gribble).


O trabalho de missões ou implantação de igrejas é uma guerra!  Haverá mortes e muito sofrimento através de situações que desanimam, desentendimentos, irritações,  tristezas, etc. Mas, temos que lutar, e Deus nos dará a vitória e Seu Nome será glorificado por toda eternidade. Paulo chamou seu discípulo Timóteo para ficar firme nesta batalha: "Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou" - II Timóteo 2:3-4.

COMENTAR