Quem Está no Controle da Situação? escrito por 29 de dezembro de 2014

Conta-se que durante as filmagens do filme Titanic o caos era tamanho que as pessoas desesperadas começaram a gritar: “quem está no controle deste navio?” Na época do Novo Testamento os discípulos também tiveram motivos para perguntarem: “quem está no controle disso aqui?” Pois, o imperador romano era considerado uma divindade e fazia e desfazia tudo segundo a sua vontade. Provavelmente, à época da escrita de apocalipse somente João ainda restava do grupo apostólico. A maioria dos discípulos e dos apóstolos já havia sido martirizada por causa da fé cristã. O que fazer? Desesperar?


Para evitar o desespero foi necessária a intervenção de Deus. Ele se revelou para João em Patmos e mostrou a verdadeira face da história. A expressão “depois destas coisas”, em Apocalipse 4:1, muda a cena da terra [as igrejas] para o céu [o trono de Deus]. João teve o privilégio de ser levado ao céu para contemplar o Trono de Deus. Ele precisou ver e comunicar esta revelação aos cristãos do primeiro século a fim de que soubessem que a autoridade estava nas mãos de Deus e não dos homens, embora a impressão fosse de que Roma governava.


Na verdade, disse o salmista, “o nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada” [Sl 115:3]. A visão de Deus reinando de seu trono é repetida muitas vezes (1Rs 22.19; Is 6.1; Ez 1.26; Dn 7.9; Sl 11.4; 45.6; 47.8-9; Hb 12.2; Ap 3.21). O “trono de Deus” fala da sua soberania, isto significa que Ele tem um controle efetivo e absoluto sobre todas as coisas.  Entendemos, por isso, que o SENHOR é o Altíssimo, o Supremo.  Ele é o Rei do universo, “o número 1”.  O Dr. Anthony Hoekema define soberania como: “’A Direção de Deus nos eventos do universo e das ações de Suas criaturas em concordância com Seu plano’. Qualquer sugestão ao acaso, ou de que as coisas acontecem independentes da direção última de Deus é, sem sombra de dúvida, destituí-Lo de Sua posição de Deus e de Sua Majestade”.


Qual a sua visão da história? As coisas parecem estar fora do eixo? O caos é que reina neste mundo? Erga os olhos! Não temas! Saiba que o nosso Deus é soberano. Ele está no Seu Trono [Sl 115:3] e segura as rédeas da história em suas mãos. Deus está no CENTRO de tudo, e todas as coisas existem para o louvor da Sua glória.  


Que maravilha ter acesso a estas informações, que privilégio conhecer e amar este Deus tão grande e poderoso! Acredito que sua situação não é tão grave como a de João nem dos cristãos do primeiro século. Por isso, seja qual for sua conjuntura fica firme, pois Jesus foi preparar-nos lugar! Ele voltará! E Ele prometeu nos levar para estarmos para sempre com Ele. Amém?

Home

pr. sebastião Machado 

COMENTAR