Meditação © Amplo Publications

2 de janeiro de 2017

Fortalecendo a Fé

Você tem uma ideia de quantos terremotos acontecem por ano? Eu li que, em média, são 17 com magnitude superior a 7 graus, na Escala Richter e, mais de 130 entre 6 a 6.9, a cada ano. Recentemente, em agosto e outubro, três terremotos abalaram a Itália, causando destruição e mortes. No Brasil os abalos também acontecem, embora numa proporção bem menor e de intensidade baixa na escala Richter.


Terremotos não acontecem somente na área geológica, mas também na nossa vida. Podem variar de intensidade, mas vêm como crises inesperadas, adversidades que batem à nossa porta, luta contra enfermidades que parecem não ter fim e problemas de relacionamentos que tiram o nosso sono. Como podemos lidar com estes abalos sísmicos que chegam sobre a nossa vida? Bom, aprendi que não existe mágica e, na maioria das vezes, não se pode fazer muita coisa. Todavia, o mais salutar é obedecer o que Jesus ordenou em João 14.1: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim”.


Jesus, neste texto, está se dirigindo aos seus discípulos, e o mais importante é o contexto no qual ele pronunciou estas palavras. Você precisa abrir sua Bíblia em João 13. Este capítulo é sombrio, passa-se numa noite escura e apavorante, com nada menos que três terremotos na vida de Jesus. O primeiro, está em João 13.2, é a traição de Judas. Hoje temos a informação completa sobre o caráter deste discípulo, mas na época ele gozava de respeito perante o grupo, pois era o tesoureiro, responsável pelas finanças. O Sl 41.7-9 se cumpriu em Judas, no texto, Davi diz que tinha inimigos declarados, mas foi traído por um amigo da sua confiança. Jesus investiu três anos do seu ministério em Judas e não deu em nada, tempo perdido, cf Mt 26.14-16. O segundo, está em Jo 13.36-28, é a negação de Pedro. O discípulo que parecia ser tão fiel e disposto a dar sua vida pelo Mestre, negou que o conhecia por três vezes. Eu creio que Jesus ouviu cada uma das negações do seu discípulo, leia Lucas 22.61. E, finalmente, o terceiro terremoto está em Jo 13.1. Jesus sabia que sua hora era chegada. Jesus enfrentaria no outro dia, na sexta-feira, a morte na cruz do Calvário: Jo 10.11, 17-18. Para nós a morte é merecida (Rm 6.23), mas não para o Autor da Vida.


Portanto, no meio destes três terremotos, Jesus pronunciou aquela palavra de esperança, em João 14.1. “Não se turbe” ou “Não perturbe o coração de vocês, mas creiam em Deus e também em mim”. Perturbar significa ser agitado por fortes ventos. O termo é usado para se referir às ondas agitadas pelo vento que arrastam os barcos de um lado para outro. Uma tradução livre poderia ser: “Não permitam que os vossos corações sejam agitados pela incredulidade como os barcos que são levados pelas fortes ondas”. Jesus está dizendo para seus discípulos, do passado e do presente, “Não se deixem abalar pelos acontecimentos, por mais contraditórios que pareçam, mas fortaleçam-se na fé em Deus e também em mim”.


Estamos começando mais um ano e as perspectivas não são boas. Terremotos ameaçam o cenário político e social no Brasil que não inspira confiança e os analistas dizem que o “pior da crise” ainda está por vir em 2017. O que fazer? Nenhuma alternativa humana será resposta para acalmar o nosso coração, mas o Senhor Jesus já nos deu a solução e não é uma opção, mas uma ordem para obedecermos, confiar em Deus, pois “as ondas atendem ao seu mandar: Sossegai! Sossegai!".

pr. sebastião machado

 COMENTAR