Meditação © Amplo Publications

2 de março de 2017

Corra Para os Braços do Pai!

“Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: ‘Estou sendo tentado por Deus’. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.  Meus amados irmãos, não se deixem enganar. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou” (Tiago 1.13-18).



Nas últimas meditações aprendemos algumas lições com Tiago sobre como enfrentar as provações que surgem na nossa vida. Fomos aconselhados a cultivar alegria no coração, a clamar a Deus por sabedoria, a confiar plenamente em Deus e a continuar firmes até o fim. Hoje chegaremos ao final destas recomendações sobre como enfrentar as inconstâncias da vida. Tiago alerta as “doze tribos da Dispersão” sobre o perigo da tentação, pois diante das provações o coração pode ficar embrutecido e culpar a Deus pela situação.



Deixe-me dar um exemplo. Uma enfermidade pode ser uma provação e não há nada de errado nisso. Mas, duvidar da bondade de Deus por causa da enfermidade é uma tentação, isso provém do “mau desejo do coração”. Cuidado, pois você pode não verbalizar sua ira contra Deus, mas pode mascará-la vivendo de “farol baixo” ou de “freio de mão puxado”. Muitos cristãos ficam insatisfeitos com sua situação gerando incredulidade no coração e produzindo apostasia. Você se lembra do Tsunami que aconteceu na Ásia em 2004? Muitos teólogos e pastores consternados, olhararam para aquele Tsunami e redefiniram Deus em seus conceitos, surgiu a “Teologia Aberta”.



Meus queridos irmãos, não duvidem nem culpem a Deus por coisa alguma. Tiago nos encoraja dizendo que Deus é bom! Em todo tempo Deus é bom! Deus é bom em todo tempo! Ele é o Pai das Luzes (Deus é santo, não há trevas nele). Ele é o centro e a nossa satisfação tem que estar nele. Como disse o salmista: “Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente”. Alegria plena somente em Deus e com Deus. Ele não está de mãos amaradas como alegam os teólogos abertos, mas as rédeas da história estão em suas mãos poderosas e amorosas. Deus continua realizando seu maravilhoso plano de salvação. Deus é soberano! Ele está agindo na sua vida, realizando sua perfeita vontade: [1] Ele nos gerou, [2] Ele nos separou para ele como suas primícias. Por tudo isso, e por toda a eternidade, louvado seja o nosso Deus!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
01-mar_quem-eh-meu-irmao-herdeiro-do-ceu