Meditação © Amplo Publications

5 de junho de 2017

A Relação Entre Cura e a Fé

A Bíblia ensina que a fé agrada a Deus e, que, por isso, devemos nos aproximar dele crendo que ele existe e que recompensa os que o buscam (Hb 11.6). Gosto de ler e reler a passagem daquela mulher que estava enferma havia doze anos com uma hemorragia e que gastara todo seu dinheiro com médicos e medicamentos. Ela ouviu sobre Jesus e creu que ele era poderoso para curá-la. Ela disse consigo que se apenas tocasse em seu manto ela seria curada e assim o fez: “Voltando-se Jesus a viu e disse: ‘Ânimo, filha, a sua fé a curou!’ E desde aquele instante a mulher ficou curada” (Mt 9.22). Será que Jesus mudou ou nós é que não cremos?


Tiago orientou a comunidade dos judeus dispersos a crerem em Deus para enfrentar as enfermidades. Ele aconselhou a Comunidade dizendo: “Há alguém doente entre vocês?” Caso afirmativo o que deveria ser feito? 1º]. Mandar chamar os presbíteros da igreja que são os responsáveis espirituais pela vida da comunidade da fé; 2º]. Os presbíteros deveriam orar sobre o doente. A oração é o meio pelo qual o cristão se aproxima do trono da graça para receber misericórdia e encontrar graça que o ajude no momento da necessidade (Hb 4.16). 3º]. Os presbíteros deveriam ungir o enfermo com óleo, em nome do Senhor Jesus.


Não tenho aqui tempo, espaço e nem é o propósito desta reflexão entrar na discussão teológica sobre “a unção com óleo” (Tg 5.14). Mas, quero esclarecer que o óleo não tem poderes mágicos nem místicos e não é a sua aplicação que irá curar o enfermo, mas o Senhor. Embora, muitos cristãos respeitados não acreditem na unção com o óleo, nós temos praticado esta ordem de Tiago, com humildade e crendo no poder de Deus que honra a obediência. Temos a promessa de que a oração feita com fé será atendida pelo SENHOR que levantará o enfermo e se, porventura, a enfermidade foi causada por pecado pessoal de rebeldia a Deus, então deve haver confissão para receber o perdão e a cura.

  

Acredite que temos um grande estímulo para orar: “A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tg 5.16c) e um grande incentivo para a prática da oração: O Exemplo de Elias que era humano como nós (sujeito aos mesmos sentimentos), ele orou segundo a vontade de Deus e Deus respondeu suas orações.


Meus queridos irmãos, precisamos evitar os extremos: Comodismo (não orar) ou Triunfalismo (determinar a cura). Há doenças relacionadas ao pecado (Sl 32) e, por isso exige-se a confissão e a dedicação a Deus. Você realmente acredita no sobrenatural? Você realmente acredita que Deus pode curar? Então ore por cura e também chame sua liderança para orar pelos enfermos porque Deus é soberano!


Portanto, vamos orar com fé pedindo a cura das enfermidades crendo que Deus pode curar, quem ele quer e quando ele quer. Não tenha medo de orar e se alguém não ser curado não se sinta desestimulado, pois não depende de você nem da sua oração, mas de Deus. Entretanto, você pode se dispor a ser o meio pelo qual Deus cumprirá seus propósitos. Deus nos abençoe!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior