Meditação © Amplo Publications

03-nov_pense-antes-de-agir

6 de novembro de 2017

De Que Lado Você Está?

Uma vez tive o privilégio e loucura de ir ao Mineirão [BH] assistir um jogo do Cruzeiro contra o Uberlândia. Você não imagina o que significa estar do lado da minoria. Um verdadeiro Davi contra Golias. Pelo menos ousei gritar “Uberlândia” uma vez, quando o nosso time fez um gol. Mas, o grito da massa azul quando o time da capital fazia gols era ensurdecedor! Todavia valeu o passeio e também a experiência de torcer contra a maioria.


Geralmente gostamos de estar do lado da maioria, mas nunca a favor da minoria. A maioria dá segurança! Acredita-se também que a maioria dificilmente será enganada e que a voz do povo é a voz de Deus. Ledo engano! Jesus se dirigiu ao seu pequeno grupo de discípulos e disse: “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino” (Lc 12.32). No nosso estudo da carta de Pedro temos aprendido que, via de regra, é sempre a minoria que está do lado certo, do lado de Deus.


Pedro apresentou alguns exemplos de minoria. Primeiro, Noé e sua família, apenas oito pessoas, que eram minoria na sua época contra a população antediluviana, a maioria. O registro bíblico diz que apenas oito pessoas foram salvas na arca. Jesus também figura-se como minoria, ele estava sozinho quando se entregou na Cruz, até os seus discípulos o abandonaram, “o justo (único) pelos injustos”. Os cristãos do primeiro século da mesma forma eram minoria, “um pequeno rebanho” disperso na Ásia pronto para ser abatido pelos lobos do Império romano. E até hoje não é diferente, o rebanho de Deus continua ser minoria neste mundo que jaz no maligno. E você? De que lado está?


Diz o cântico infantil que a porta é uma só, porém dois lados há, dentro e fora, você onde está? Só dois lados, não há neutralidade com Cristo, ou dentro ou fora! A maioria está do lado de fora porque se recusa crer em Jesus. A Bíblia diz: “Creia no Senhor Jesus é será salvo!” A salvação é pela graça de Deus mediante a fé. Os crentes, por meio do batismo nas águas, testemunham publicamente sua fé em Jesus como Salvador e assumem que a partir daquele momento andarão em novidade de vida e estarão do lado da minoria aguardando a volta do Senhor Jesus, o Bom Pastor. De que lado você quer estar?

 

pr. Sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior