Meditação © Amplo Publications

08-set_mantendo-a-reputacao

11 setembro de 2017

Quem é Como o Nosso Deus?

“Voltem para mim de todo o coração, diz o SENHOR”.  Joel 2.12



Ser crente e conviver em comunidade não é coisa fácil. Na congregação machucamos e somos machucados! Amar é se expor, é se tornar vulnerável, é se abrir mesmo que isso implique ser ferido. Ao longo da minha jornada como cristão tenho machucado muitas pessoas e, por causa disso, experimentado muita tristeza em relação aos meus relacionamentos interpessoais. Irmãos e irmãs que eram amados, bem próximos, que juntos andávamos nos caminhos do Senhor e servíamos na congregação, hoje estão longe. Alguns foram decepcionados e outros frustrados! Talvez, eu penso, porque não conseguiram entender que o pastor é um homem sujeito a falhas e, por isso carecido da mesma graça de Deus que eles.



Deparei-me com este texto de Joel que fala de uma crise de relacionamento entre Javé e seu povo. Os israelitas falharam reiteradas vezes, eram teimosos, desviaram-se do verdadeiro Deus e se afastaram da proteção do grande amor do SENHOR. Mas, aprendi que diferente de nós que somos egoístas e nos esquecemos da amizade e dos tempos que íamos juntos com a multidão ao culto, nosso Deus é incomparável, não é mesmo? Mesmo que Israel tenha falhado, pecado e entristecido seu coração, Deus sempre os chamou ao arrependimento dando-lhes uma nova oportunidade de amizade. Deus estava pronto para perdoá-los e restaurá-los num relacionamento de amor. Puxa, como temos que aprender com o nosso Pai Celestial, não é mesmo? O apóstolo disse, ‘como filhos amados de Deus, imitem-no em tudo que fizerem. Vivam em amor, segundo o exemplo de Cristo’ (Ef 5.1-2).



Dou graças a Deus porque sei que ele nunca me rejeitará! Por mais falhas que tenho cometido contra ele, sempre ouço sua voz suave e amorosa chamando-me e dando-me uma nova oportunidade para o arrependimento e restauração. Deus me ama, e esta é a razão porque ele me chama de volta, pois ele é “misericordioso e compassivo, lento para se irar e cheio de amor” (Joel 2.13). Ó Deus, conceda-nos sua abundante graça para que possamos ser cheios da sua misericórdia a fim de tratarmos uns aos outros com o seu amor oferecendo sempre que necessário o perdão.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior