Meditação © Amplo Publications

13 de março de 2017

Purifique o Seu Coração

“Não apresem... em se irar. A ira humana não produz a justiça divina. Portanto, removam toda impureza e maldade [do coração]” (Tg 1.19-20, NVT).



Estamos estudando algumas lições sobre o coração. O Escritor de Provérbios alerta-nos dizendo que o coração dirige os rumos da nossa vida e que, por isso, devemos protegê-lo. O Senhor Jesus também advertiu seus discípulos dizendo que “as palavras vêm do coração, e é isso que contamina os homens” (Mt 15.18, NVT). Ao longo do ministério, convivendo com irmãos de temperamentos tão diversos, Já fui alvo de palavras duras e caluniosas, mas que para mim apenas revelaram a enfermidade do coração daqueles que me atacaram.



Tiago tem uma palavra firme para aqueles que ficam facilmente irados quando os ventos deixam de soprar favoravelmente em sua direção. Já presenciei a ira de irmãos, aparentemente tão espirituais, ser derramada sobre outros quando foram golpeados pelas provações. E é justamente neste contexto de inconstâncias da vida que Tiago se dirige aos cristãos “para não se apressar em irar”. A pessoa irascível faz loucuras: “Quem se ira com facilidade faz coisas tolas” (Pv 14.17ª, NVT).



O diagnóstico de Tiago é que a ira pecaminosa, proveniente da insatisfação com as circunstâncias ou pessoas, é consequência de um coração enfermo, por isso, ele nos aconselha a termos uma atitude que leva à santificação. Purificar o coração é limpar a fonte da vida “removendo toda impureza e maldade” que estão alojadas no mais íntimo do nosso ser. Jesus disse que “felizes são os que têm o coração puro, pois verão a Deus” (Mt 5.8, NVT). Você quer ser feliz? Tenho certeza que sim, portanto vamos buscar em Deus graça para reagirmos bem nas horas más e vamos deixar de lado a ira, pois ela não produz a justiça de Deus, pelo contrário cria mais problemas e inimizades.



Meus queridos irmãos e irmãs, antes de ficarem irados contra alguém contem até dez e enquanto forem contando, olhem para o fundo do próprio coração e verifiquem se sua motivação esta correta e se sua atitude promoverá a paz. Se não, então desistam! Atentem para o fato de que um vaso cheio não pode receber mais nada, pois não tem espaço. Da mesma forma, meus queridos, se o nosso coração estiver cheio de pecado, não terá espaço para receber nada de bom, é por isso que devemos esvaziá-lo “confessando e abandonando os pecados para recebermos misericórdia” (Pv 28.13b, NVT).

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
10-mar_cuidado-com-o-que-fala