Meditação © Amplo Publications

13-out_dominio-proprio

16 de outubro de 2017

Temos Um Intercessor

"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Mas ele respondeu: "Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte".  Lucas 22.31-33


Neste texto quero destacar três personagens. O primeiro é Satanás! O texto afirma que Ele pediu para peneirar os discípulos esperando encontrar apenas uma fé de palha para destruí-los. Que pedido maquiavélico do nosso arqui-inimigo! Satanás tem a estratégia de peneirar os discípulos para fazê-los negar a confiança em Deus, isto aconteceu com Jó, lembra? E, isto pode acontecer com você e comigo também. Certamente que Deus em seu grande amor e sabedoria permite as ações do Tentador, mas em seu poder ele as usa soberanamente na transformação do nosso caráter (Rm 8.28-29).


O segundo personagem é Jesus. O Senhor intercedeu para que a fé de Pedro não desfalecesse. É interessante que o pedido do Diabo envolvia todos os discípulos, mas na ênfase de Jesus ele disse que intercedeu por Pedro, mas é certo que o Senhor intercedeu por todos. Todavia, dentre o grupo, talvez Pedro fosse quem mais precisava de apoio naquela hora e força pelo que viria à sua frente. Podemos confiar que a intercessão de Jesus em nosso favor é poderosa e Deus sempre vai atendê-la. O texto de Hebreus 7.25 diz que “Jesus tem um sacerdócio permanente. Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles”. Que segurança bendita saber que temos um intercessor à Direita do Pai, Jesus Cristo, o Justo (I Jo 2.1-2).


O terceiro personagem é Pedro. Este apóstolo é muito parecido conosco. Penso que a maioria dos cristãos tem muito dele, pois não entendem a natureza da batalha em que estão inseridos. Nós muitas vezes agimos da mesma maneira. Sabemos o que Pedro deveria ter feito ao ouvir Jesus, não é mesmo? Ele tinha que se humilhar diante de Deus e pedido forças quando Jesus disse que intercedeu por ele “para que a fé dele não desfalecesse”. Mas, a atitude de autossuficiência é emblemática, pois nós somos assim também: “Estou pronto!” Mais tarde Pedro viria saber que ainda não estava pronto, por isso precisava da intercessão do Mestre.


Queridos, nós ainda não estamos prontos, costumo dizer que somos uma obra prima de Deus, porém inacabada. Por isso, precisamos nos humilhar debaixo da poderosa mão de Deus, certos e confiantes de que a obra dele que começou em nós será completada até o dia de Cristo.




pr. Sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior