Meditação © Amplo Publications

17 de julho de 2017

Não entrem no esquema!

Estamos assistindo estarrecidos aos noticiários sobre a corrupção no Brasil. O que preocupa não é só a quantidade de dinheiro subtraído do erário, mas a quantidade de políticos envolvidos. Como diz certa música: “Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”. Sempre ouvi que é preciso saber votar, mas meu questionamento é como? Pois, a questão não é tão simples porque quando um político é eleito, por mais bem intencionado que seja, infelizmente, acaba entrando no esquema dos maus.


O apóstolo Pedro escreveu sua missiva para consolar os cristãos da Ásia Menor. Eles passavam por uma situação difícil, então Pedro lhes disse que deviam se alegrar com as bênçãos da salvação “ainda que agora, por um pouco de tempo, fossem entristecidos por todo tipo de provação” (I Pe 1.6). O que produz provação na vida de um cristão? Creio que Pedro não esgotou o assunto, mas deu algumas informações preciosas sobre algumas possíveis causas.


A primeira, a meu ver, é a ruptura com o velho estilo de vida. Quando um pecador se converte, então ele é conduzido pelo Espírito para uma vida de santidade e isso provoca uma quebra com o comportamento antigo. Em I Pe 1.14, o escritor exortou seus leitores dizendo: “Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância”. A exortação é para nós, cristãos, no sentido de “não nos deixarmos amoldar pelos maus desejos de outrora”. O termo amoldar usado aqui é syschematizo que significa ‘tomar a forma de’, ‘descer ao mesmo nível’ e ainda ‘entrar no esquema’. Antes de conhecer a Cristo vivíamos no esquema da incredulidade praticando coisas dignas de reprovação e vergonha (Rm 6.20-21), como todo incrédulo.  Todo cristão tem um “outrora” na sua vida. Aleluia! Na verdade o cristão tem um “antes” e um “depois” de Cristo. Quando a Bíblia menciona o termo “outrora” referindo-se aos cristãos enfatiza a vida e comportamento antes de conhecer a Cristo. Naquela época o que mandava eram os “os maus desejos” da carne e estes tinham como fonte a “ignorância” por não se conhecer a vontade de Deus.


Meus queridos irmãos não somos políticos e nem precisamos agir como eles entrando no esquema deste mundo. Não devemos descer no mesmo nível dos incrédulos praticando coisas dignas de reprovação. A vontade de Deus para nós é a santificação! Precisamos depender de Deus para romper com o esquema pecaminoso, como em outro lugar exortou os apóstolo Paulo: “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele” (Rm 12.1-2, NTLH). Portanto, meus queridos irmãos e irmãs, submetam-se a Deus e aprendam a dizer não para o esquema. Deus abençoe!




pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
14-jul_recebendo-encorajamento