Meditação © Amplo Publications

20 de abril de 2017

Mundanismo, Seu Perigo

 “Adúlteros e adúlteras! Não percebem que a amizade com o mundo os torna inimigos de Deus” (Tg 4.4, NVT).



Tiago está chamando a atenção dos cristãos para algo muito sério. Quem vive para satisfazer seu próprio prazer se coloca contra Deus, pois se constitui em inimigo de Deus. A “amizade com o mundo” é um tipo de “adultério” porque o cristão flerta com o inimigo de Deus, vivendo sob conceitos e comportamentos estranhos ao cristianismo a fim de satisfazer seus prazeres, sem levar Deus em conta. Os mundanos usam Deus como um meio para atingir seus fins, por isso crescem as igrejas que pregam a prosperidade e a obtenção de bênçãos materiais, mas estes não estão interessados num relacionamento com Deus nem com sua vontade.


Meus queridos irmãos, acredito que Tiago está sendo muito forte e firme nesta área, pois neste campo não há neutralidade, ou você é amigo de Deus ou você é amigo do mundo, e consequentemente pertence ao Diabo. No capítulo 3.3, Tiago usou a ilustração do cavalo, lembra? Se o cavalo não for domado e submisso ao seu possuidor, então não terá serventia nem será útil, pois ninguém poderá montá-lo ou usá-lo. Assim também é aquele que se diz cristão, mas é rebelde e não se deixa dominar pelo ensino da palavra de Deus.


Em I Coríntios 10.14-22 o apóstolo Paulo mostrou aos Coríntios que um cristão não podia se envolver com os incrédulos na participação dos seus cultos, pois estariam se envolvendo com demônios, então ele disse: “e não quero que vocês tenham parte com demônios. Acaso nos atreveremos a despertar o ciúme do Senhor? (I Co 10.20,22).


No texto de Romanos 8.31 temos uma declaração maravilhosa sobre aqueles que foram justificados: “Se Deus é por nós quem será contra nós...” – que bênção, não é mesmo!!! Se alguém foi justificado por Deus em Cristo está perdoado e não há mais acusação contra ele, pois Deus está do seu lado. Mas, você já pensou o contrário, e se Deus for contra nós? Já pensou sobre isso? O Escritor de Samuel deixou registrado o contraste entre Samuel e os filhos de Eli – I Sm 2.18, 26 com 2.12,17,24-25, e nós sabemos qual foi o fim deles.


Meus queridos irmãos, precisamos atentar para o nosso coração, será que estamos produzindo frutos para glória de Deus ou somos improdutivos? Jesus disse em Mateus 13.22, que algumas sementes caem em corações mundanos, por isso não produzem frutos: “Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos”. Se este é o seu caso, então corra para os braços do Pai e peça ajuda. Busque o SENHOR enquanto dá tempo!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
19-abr_a-cabana-caiu