Meditação © Amplo Publications

21 de dezembro de 2017

Natal de Jesus, o Salvador do Seu Povo!

“Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mt 1.21).


Dezembro, geralmente, é um tempo para reflexão. Paramos para pensar no que fomos e fizemos, e, por conseguinte, no que queremos ser e fazer no próximo ano. Hoje vamos relembrar de um personagem muito importante, mas pouco falado, José. Desde pequenos nós e, também nossos filhos, crescemos com uma mensagem subliminar na cabeça, pois ao longo da nossa vida fomos ensinados a acreditar que precisamos ser bons para sermos aceitos e recebermos algum benefício. Talvez por isso crer na salvação pela graça é tão difícil!

 

Alguma vez você disse ou ouviu alguém dizer para o filho: “Se você escovar os dentes papai te leva para passear!” ou “se você for um bom aluno te dou um presente de natal!”. Então, ensinamos que é preciso ser bom para depois receber algo. Há uma música de Natal, ‘Santa Claus is coming to Town’, que ensina essa perigosa filosofia meritória: “É melhor tomar cuidado! É melhor não chorar! É melhor não fazer bico! Vou dizer por quê: Papai Noel está chegando à cidade. Ele está fazendo uma lista! Ele vai verificar duas vezes! Ele vai descobrir quem foi malvado ou bonzinho. Papai Noel está chegando à cidade. Ele vê quando você dorme! E sabe quando você está acordado! Ele sabe se você foi bom ou mau. Então é melhor ser bonzinho!”


Muitos estão em crise porque não conseguem ser bonzinhos! Mas, o natal bíblico não é uma mensagem para pessoas boazinhas nem uma retribuição para quem se portou bem durante o ano. Pelo contrário, o natal de Jesus é a maravilhosa mensagem de Deus que enviou seu Filho ao mundo para salvar o seu povo dos seus pecados, o anjo disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". O amor de Deus é maravilhoso! Ele não faz uma lista como ‘Papai Noel’ e nem fica verificando nossas falhas para punir quem se deu mal. É fato que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”, mas Deus “não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades” (Sl 103.9-10). Por isso, em seu grande amor Deus enviou seu Filho para ser o Salvador para salvará o seu povo dos seus pecados. Este é o natal de Jesus!


A oração que Jesus nos ensinou diz: “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6.12).Talvez você esteja, como Papai Noel, fazendo uma lista e verificando duas ou mais vezes remoendo no coração as falhas dos outros. É Natal! Tempo de agradecer a Deus e se doar pelo outro, por isso aja para edificar e não para destruir. Evite a tentação de punir quem fez coisa errada contra você!  Meu querido deixa de lado a mágoa, jogue fora o rancor, procure encarnar o natal de Jesus, o Salvador do seu povo. Seja um instrumento de Deus para levar amor, paz, harmonia, perdão e esperança aos ofensores como filho amado e, com certeza, todos terão um verdadeiro feliz natal!




pr. Sebastião machado
20-dez_a-ponte-e-o-lago

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior