Meditação © Amplo Publications

25 de maio de 2017

O Que Fazer Diante do Sofrimento?

“Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore” (Tg 5.13ª).

 

No filme ‘O Náufrago’ Chuck Noland (Tom Hanks) é um executivo da FedEx que nunca tem tempo para si mesmo nem para os outros. Seu foco é melhorar os resultados de entrega da empresa e, para isso, vive nas pontes aéreas. Numa destas viagens um trágico acidente faz com que ele, único sobrevivente, tenha de viver isolado numa ilha. O filme mostra os problemas  que existem quando alguém vive  em  total solidão sem ter com quem dividir suas tristezas e alegrias. Um momento interessante do filme é quando Chuck machuca a mão e ao pegar uma bola de voley da marca Wilson sua mão ensanguentada marca a bola. Daí, a partir da mão ele fez uma “cara” e elegeu Wilson como seu amigo e a partir daí compartilhou sua amizade.


Embora, nós cristãos não estejamos isolados numa ilha, muito irmãos teimam em viver isolados uns dos outros, no seu mundo, com suas angústias, dores ou sucesso. A filosofia de frases de caminhão parece se encaixar perfeitamente no estilo de viver de alguns cristãos. Por exemplo: “Respeite o espaço do outro e faça respeitar o seu espaço”, ou “O seu direito termina onde começa o meu”. Como evoca aquela famigerada canção: “Cada um no seu quadrado”.  Mas, cá entre nós, crente não tem “espaço próprio” nem “direito”, pois foi comprado por preço e vive em Comunidade. Tiago escreveu de forma pastoral e nesta epístola deu respostas aos cristãos que passavam por várias provações trazendo consolo para aliviar seus corações diante da dor. Nesta última parte da carta, na sua conclusão, ele destacou quatro situações possíveis que um cristão pode experimentar na sua vida. Hoje vamos analisar a primeira.


Todo cristão está sujeito a viver momentos de aflição: “Entre vocês há alguém que está sofrendo?”. O sofrimento não acontece por falta de fé nem por algum pecado na vida, mas é uma realidade possível neste mundo caído. [1] “Entre vocês” significa a Igreja, o Corpo de Cristo, o Povo de Deus. Estas figuras evocam a ideia de comunidade, por isso o crente precisa entender que não está sozinho na luta. [2] “Há alguém”, pois pode ser que tenha um ou mais irmãos dentro da Comunidade que [3] “Está sofrendo”. Tiago como pastor está interessado na vida das suas ovelhas e desde o início desta missiva procura motivar os cristãos diante das “várias provações” (Tg 1.2-4). Paulo falou sobre o mesmo tema em Gálatas 6.1 ao dar uma ordem: “Levem as cargas uns dos outros”. A aflição [sofrimento] constitui-se num grande fardo e num teste para a fé dos crentes. Cumprir a Lei de Cristo é demonstrar o amor de Deus pelos irmãos (João 13.34-35, Gálatas 5.14). Aflições podem levar a duas reações: 1). Tristeza excessiva: O crente se sente desencorajado e desestimulado com a caminhada cristã. 2). Amargura velada: Alguns culpam a Deus e se afastam do Senhor tornando-se desviados da fé.


A solução diante destas circunstâncias para não se sentir entristecido nem amargurado é oração – ore a Deus! Mas, não é oração individual, é tornar a igreja participante do seu sofrimento. Nosso Pai Celestial quer ouvir seus filhos, ele deseja se comunicar e atender suas orações. Oração é um exercício espiritual que se perde o foco da aflição e transfere-o para Deus. Oração é uma atitude de obediência que tem promessa de bênçãos; e ainda é um ato de humildade que revela nossa dependência e confiança em Deus, nosso Pai. Se você estiver passando por alguma aflição (sofrendo) não se isole numa ilha, mas lembre-se da sua família da fé. O conselho já foi dado, agora resta você buscar a Deus de todo o coração e permanecer firme na Comunidade da fé. Abra o coração com seu povo. Deus nos abençoe!


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
24-mai_palavra-animadora