Meditação © Amplo Publications

27 de abril de 2017

Dez Ordens e Três Promessas

“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará (Tg 4.7-10)


Tiago nos ensinou que o mundanismo é um sedutor incansável, mas que a graça de Deus é concedida generosamente vencermos nosso espírito mundano. Ele também ensina que a obediência é necessária para que tenhamos vitória sobre o mundanismo. Quais são estes dez imperativos para o cristão?


1. Submeter-se a Deus: O termo grego é hypotasso que tem uso militar. O soldado submisso é aquele que se coloca abaixo do oficial por causa da sua autoridade. Devemos agir como um bom soldado de Cristo. 2. Resistir ao Diabo: A Bíblia manda resistir e não dar ordem, entrevistar nem amarrar o diabo. O crente resiste ao diabo quando se coloca contra as tentações que ele sugere para promover o mundanismo. 3. Aproximar de Deus: O mundanismo atrai o cristão e leva-o para longe de Deus e da Igreja do Senhor Jesus. O cristão seduzido pelo mundanismo precisa se arrepender e vir para perto de Deus. 4. Limpar as mãos: Significa livrar-se da contaminação do mundanismo. É um ato exterior. Os Sacerdotes lavavam as mãos para demonstrar que estavam puros cerimonialmente para servir a Deus. 5. Purificar o coração: Agora Tiago fala de uma atitude interior. Devemos checar nossas motivações. Purificação fala de pureza moral e ética – só os puros de coração verão a Deus. 6,7,8. Entristecer, lamentar e chorar: Estes três termos indicam profundo arrependimento para com Deus. Entristecer-se por deixar-se seduzir pelo mundanismo e suas ofertas. Lamentar-se pela condição espiritual deplorável e baixa. Chorar por causa do pecado que afasta o crente de Deus – Mt 5.4. 9. Trocar o riso por lamento e a alegria pela tristeza: Que troca saudável! O mundanismo tem muita diversão e prazer, mas o seu fruto é a destruição. Deus deseja ver crentes de coração quebrantado e que tremem da sua palavra. 10. Humilhem-se diante do Senhor: Jesus é o exemplo supremo de humildade. Ele se tornou um de nós, resistiu às ofertas do Diabo, sofreu e morreu na cruz, mas Deus lhe deu a vitória ao exaltá-lo acima de todo nome e ao nome de Jesus se dobrará todo joelho.


Meus queridos irmãos, observem o início e o fim desta lista de imperativos. A vitória contra o mundanismo se dará com a dedicação da vida a Deus do princípio ao fim. Primeiro, submeta-se a Deus e por último, ande humildemente perante o Senhor. Encontramos nesta passagem três promessas para aqueles que se humilham sob a poderosa mão de Deus: Primeira: “Resistam ao Diabo e ele fugirá de vocês” (v.3); segunda: “Aproximem-se de Deus e ele se aproximará de vocês” (v.8); e terceira: “Humilhem-se diante do Senhor e ele os exaltará” (v.10).


Meus queridos irmãos, que sejamos humildes e obedientes ao nosso Deus e Pai para que, em Cristo Jesus, sejamos vencedores contra o mundanismo. A graça não tira a nossa responsabilidade de obedecer, pelo contrário, quanto maior for a graça recebida maior a responsabilidade de andar nos caminhos de Deus. Que assim seja na minha e na sua vida, amém!



pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
26-abr_planos-bem-sucedidos