Meditação © Amplo Publications

27 de dezembro de 2017

Natal e a Soberania de Deus

Muitos acreditam que Deus predestinou o palco da história, mas não os elementos ou personagens que desempenhariam os papéis. Nesse sentido, por exemplo, dizem que ele determinou o que vai acontecer, mas não quem executaria ou faria acontecer o prometido. Portanto, examinando a profecia de que Jesus seria traído, ela se aplicaria a qualquer um do grupo, mas cumpriu-se em Judas porque ele subiu no palco e desempenhou o papel de “filho da perdição”. Entretanto, o Natal mostra a meu ver como Deus é soberano na história, em determinar não só o palco dos acontecimentos, mas também os personagens da trama.


Hoje, dia que se comemora o Natal, quero olhar para a vida de um personagem bíblico pouco conhecido, sua história está registrada em onze versículos por Lucas 2.25-35. Ele não aparece em nenhum outro lugar da Escritura, nem temos mais informações sobre quem é este personagem, mas a Bíblia o apresenta como “um homem chamado Simeão” e diz que ele “era justo” destacando que vivia como um crente fiel à Lei e as tradições de Israel; e “piedoso” falando da sua vida sincera com Deus. Este homem “aguardava” a consolação de Israel e o Espírito Santo havia revelado para ele que veria o Cristo do Senhor antes de morrer. Observe que ninguém podia cumprir este papel, somente Simeão. Certamente que já estava velho, mas a palavra de Deus não falha, por isso quando tomou Jesus nos braços sua oração foi: “Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo” (v.29). Ele estava pronto para partir!


Os detalhes que marcam o cumprimento da revelação do Espírito para Simeão são incríveis, devidamente cronometrados pelo Senhor. O texto bíblico diz que “Simeão foi movido pelo Espírito para ir ao Templo [no exato dia e momento] quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe fazerem o que requeria o costume da Lei” (v.27). Não foi uma coincidência nem Simeão “sentiu” um desejo de ir ao Templo naquele momento, mas o Espírito o impeliu e o guiou até José e Maria para que ele “tomasse Jesus em seus braços e louvasse a Deus”. Observe que o palco foi montado e os personagens devidamente escolhidos cumpriram seus papéis no tempo determinado por Deus. Em um rompante de adoração Simeão exclamou: “Agora podes despedir em paz teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo” (vv.30-32). O apóstolo Paulo disse que “quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4.4-5). Nosso Deus é soberano sobre sua Criação, ele escreveu a história, preparou o palco e dispôs os personagens conforme sua vontade para cumprir o seu propósito.


Neste Natal convido você para erguer os olhos para os céus! Agradeça aquele que vive para todo o sempre, o Soberano Senhor, pois ele enviou Jesus para nos redimir e nos adotar como seus filhos. Portanto, creia que não existe sorte nem acaso, nem duvide de que as coisas que acontecem fazem parte de um plano perfeito e maravilhoso de Deus. Podemos até não compreender, porém não fomos chamados para entender, mas para crer em Deus e confiar na sua palavra. Simeão é uma figura desconhecida para muitos, mas bem conhecida por Deus. Ele serve como exemplo daqueles que são fiéis a Deus, perseveram na palavra e esperam a consolação para o povo do Senhor, como disse o apóstolo: “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido” (I Co 13.12). Um dia também poderemos dizer: “Ó Soberano, como prometeste, os nossos olhos agora veem o Salvador!” Portanto, quero viver como Simeão, na expectativa desse encontro. Maranatha, vem Senhor Jesus!


Sebastião Machado

23.12.2017

pr. Sebastião machado
26-dez_quem-consegue-suportar-a-inveja

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior