Meditação © Amplo Publications

27 de fevereiro de 2017

Continue Firme Até o Fim

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam” (Tiago 1.12)


Quando eu entrei para o Exército, meu Capitão disse ao Pelotão: “A partir de hoje cada um de vocês vai trilhar o seu próprio caminho na Corporação, será um caminho de sucesso ou de fracasso!”. Ao longo daquele ano entendi as palavras do Instrutor. Um dos alunos do Curso de Oficiais foi expulso, dois fugiram, um quebrou a perna e outro o braço. Não foi um ano fácil! Mas, os que perseveraram chegando ao final foram condecorados com a Formatura e receberam a estrela de Segundo Tenente da Reserva do Exército Brasileiro.


Tiago tem nos ensinado que trilhar um caminho de provações pode gerar sucesso ou fracasso. Muitos desistem diante das provações, mas outros perseveram. O escritor bíblico afirma que estes serão bem-aventurados porque receberão a recompensa no final. Continuar firme até o fim, sem desistir, é ser capaz de controlar as emoções e direcionar o comportamento pela fé. Significa ser capaz de enfrentar as inconstâncias da vida, construir bons relacionamentos e se recuperar dos fracassos quando estes ocorrerem. Eu procuro sempre encorajar a Igreja para olhar além do presente momento como aquela antiga canção afirma, “lá está o meu tesouro, lá onde não há choro, onde todos cantaremos juntos, hinos de louvor ao Senhor”.


Deus prometeu recompensar todos os que o amam. Haverá uma formatura! Portanto, aprenda a olhar para o fim. Teleologia diz respeito aos fins, às causas finais. Portanto, aprenda a olhar para as provações da sua vida teleologicamente. O que me mantinha firme no Exército, sem vacilar, era o desejo de obter uma estrela de tenente. Tiago diz que “quem perseverar na provação, depois de aprovado, receberá a recompensa”. Deus está produzindo em nós algo maravilhoso, pois estamos sendo conformados, de glória em glória, ao caráter do Seu Filho Amado.


Chegou um dia no meu Curso que deixei de ser aluno e passei a ser um Segundo Tenente do Exército. Então, todo orgulhoso eu podia “desfilar” no Quartel, com o uniforme verde oliva, ostentando uma estrela nos ombros. Um dia também não haverá mais provações, elas terão cumprido o seu papel de nos formar e moldar, então “quando Cristo se manifestar, seremos semelhante a ele, pois o veremos como ele é” (I Jo 3.2).

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
24-fev_os-olhos-do-senhor