Meditação © Amplo Publications

28 de março de 2017

Servir os Menos Favorecidos

“A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades” (Tg 1.27).


Chegamos à mais uma reflexão do capítulo primeiro da Carta de Tiago. O escritor bíblico está ensinando seus leitores a reagir bem diante das provações da vida. Ele diz que um bom critério para avaliarmos nossa religião, se ela é verdadeira ou falsa, é o serviço em favor dos menos favorecidos. Todos hão de concordar comigo que é fácil servir pessoas que de alguma forma darão um retorno para nós, mas os “feios e pobres” nós dizemos: “Vão em paz, vamos orar por vocês!” Tiago faz alusão a dois grupos de pessoas que todos tentavam evitar, e ainda evitam, que são “os órfãos e as viúvas”, duas classes de pessoas que não tinham nada para oferecer.


A justificação é pela fé somente, não vem das obras, mas o cuidar dos menos favorecidos em suas necessidades será uma expressão – fruto – de uma fé viva e eficaz. A igreja sempre contou em suas fileiras com pessoas simples e necessitadas, e as coisas tendem a piorar diante das circunstâncias adversas da vida, por isso Tiago está nos ensinando a servir os menos favorecidos. A prática de uma religião verdadeira se manifestará no interesse sincero e socorro dos necessitados, no envolvimento, empatia e suprimento real na vida dos irmãos e irmãs que sofrem. Existem muitos dentro da Comunidade da fé que não tiveram as mesmas chances e oportunidades de estudar e ter um trabalho melhor, e outros foram vítimas de revesses da vida, e por isso, em suas tribulações precisam do auxílio de um povo que se chama povo de Deus.


Portanto, agradeça ao nosso Deus e Pai pelo tanto que você tem e procure ajudar aqueles que não podem retribuir o seu favor. Praticar boas ações e doar-se em favor dos menos favorecidos, sem esperar nada em troca, não nos dará méritos para salvação, mas evidenciará que já somos salvos pela graça e que fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras. Comece a visitar aqueles que, dentro da sua comunidade de fé, não tem muito a te oferecer, conheça-os, saiba sobre suas lutas, ore com eles e se coloque como instrumento de Deus para ser um abençoador.

  



pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
27-mar_dois-bons-motivos-de-gratidao