Meditação © Amplo Publications

31 de julho de 2017

Lembrem-se dos Primeiros Dias

“Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento”. Hb 10.32


Dizem que brasileiro tem memória curta, por isso muitos acreditam que se o Lula conseguir ser candidato nas próximas eleições, em 2018, será eleito no primeiro turno. Mas, não são somente os brasileiros como cidadãos que se esquecem do passado, nós também como crentes temos a mesma tendência. O texto acima chama os cristãos para se “lembrarem” daquele momento de “iluminação” quando conheceram a Cristo e nasceram de novo.


O início da vida cristã é cheio de novidades e o cristão está pronto para tudo, pois vive com intensidade o seu “primeiro amor”. Mas, o tempo vai passando e a tendência é cair na rotina e na mesmice da vida, e assim perde-se o foco. Portanto, faz-se necessário recordar o início da jornada com Cristo. A trajetória dos cristãos hebreus desde o início caracterizou-se por “lutas” e “sofrimento”, mas eles suportaram todas as provações na esperança da recompensa: “pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes” (Hb 10.34). Por isso, eles foram encorajados para “não abrir mão da confiança [fé em Cristo] porque ela será ricamente recompensada” (Hb 10.35).


O escritor sagrado estimulou os crentes a perseverarem na fé em meio às provações. São nos momentos de grandes provas que podemos experimentar o cuidado de Deus e também, usufruir da ajuda de outros irmãos (Gl 6.1-2). Deus está conosco! Ele prometeu que nunca nos abandonaria. Saber desta verdade e se apropriar dela dará força ao coração. Gosto daquele poema “Pegadas na Areia” no trecho quando o poeta descreve sua tristeza porque ao olhar para trás, durante sua caminhada, notou que nos momentos mais difíceis da sua vida parecia que Cristo o havia abandonado, pois vira apenas um par de pegadas.  A resposta do Senhor é maravilhosa: “Meu precioso filho. Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento. Quando vistes na areia, apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que EU, nos braços... te carreguei."


Desculpe, eu sei, não estou citando Escritura, mas um poema que corre na net. Todavia, o conteúdo é bíblico, pois o Senhor prometeu estar com seu povo todos os dias até o fim. No último capítulo da carta aos Hebreus o escritor citou textos bíblicos do VT para encorajar os  cristãos na fé. Ele se referiu a Deuteronômio 31.6 relembrando a promessa Divina: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” e depois mencionou Salmo 118.6 – “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?”. E, então, para aquietar o coração do cristão diante das provações, ele disse: “Lembrem-se dos seus líderes... observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” (Hb 13.5-8). Jesus Cristo não mudou! Ele é Deus que prometeu estar com os crentes do VT todos os dias e continua fiel à sua Palavra ainda hoje, no Novo Testamento. Tendo, pois, tão grandes promessas de Deus permaneçam firmes na fé, diante das lutas e sofrimento. O Senhor Jesus está com vocês!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
28-jul_evite-o-mal