Meditação © Amplo Publications

31 de maio de 2017

Está feliz? Bata Palmas!

“Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores” (Tg 5.13b).


Tiago levou o pêndulo do sino para um lado e falou sobre sofrimento. O crente precisa saber que o sofrimento é uma possibilidade real na vida de cristãos verdadeiros e se você porventura estiver passando por alguma aflição não se culpe nem se ofenda com o SENHOR, pois isto faz parte da vida. O conselho é buscar a Deus, orar ao Senhor! Porém, agora Tiago deixa o pêndulo ir para o outro lado, o da felicidade. Cristãos têm muitas razões para estarem felizes e devem ser gratos a Deus por estes momentos. Tem crente que se sente incomodado com a alegria! Parece que alguns preferem estar tristes a alegres como se a aflição expiasse pecados.


Costumo dizer na igreja que pastor é um “ser bipolar”, pois em um momento está triste, mas em seguida está morrendo de felicidade. Já experimentei pessoalmente estes extremos por mais de uma vez, alegria e tristeza. Já fui a um hospital pela manhã ver uma criança nascer, depois me dirigi a um velório e terminei o dia numa festa de formatura. Todavia, a vida de cada cristão é marcada pela possibilidade de muita alegria. Por isso Tiago diz: “Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores”. Mas, não no banheiro, sozinho! Ele repete o mesmo ensino: [1] “Entre vocês” é a comunidade da fé; [2] “Há alguém?” Tem uma ou mais pessoas que estão felizes! [3] cante louvores: Cantar com a Igreja por uma conquista, pelo filho que entrou na faculdade, pelo casamento da filha, por um novo trabalho ou pela notícia do nascimento da neta, pela cura, etc.


Entretanto, eu penso que este momento na vida de todos nós tem espaço para uma grande tentação. Pois, assim como o sofrimento pode levar o crente se afastar do Senhor, nos momentos de vitórias e sucesso também, pois existem várias tentações. Acredito que, por isso, Deus advertiu Israel justamente neste ponto - a tentação causada pelo sucesso. No texto de Deuteronômio 8.10-18 o SENHOR falou para Israel tomar cuidado com o sucesso para [1] não se esquecer de Deus – v.11ª; [2] não se tornar ingrato – vv.12-16 e [3] não se sentir autossuficiente – v.17-18.


Quero desafiá-lo a compreender o poder da vida Comunitária. Você pertence ao povo de Deus, portanto, se estiver passando por aflições, compartilhe com irmãos e ore a Deus. Se você está feliz, bata palmas, conte para a Igreja e divida sua alegria com os irmãos, pois isto irá ajuda-lo a permanecer com os pés no chão e entender que “toda boa dádiva vem lá dos Pais das luzes”, assim você não se desviará por ingratidão, pelo contrário renderá glórias ao único que merece todo o louvor. Foi isso que Deus orientou Israel a fazer e a nós também - Reconhecer que toda boa dádiva vem do SENHOR – “Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem o SENHOR, o seu Deus, pela boa terra que lhes deu” (Dt 8.10). Deus nos abençoe!


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
30-mai_palavra-e-conhecimento