Meditação © Amplo Publications

2 de janeiro de 2018

Corramos com Perseverança

“Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta” (Hb 12.1).


Feliz 2018! Um novo ano se abre para nós trazendo muitas oportunidades, não é mesmo? Devemos esquecer-nos do que ficou para trás e avançar pelos próximos 365 dias, 8.760 horas, ou 525.600 minutos e ainda 31.536.000 segundos. Mas, muitos ainda dirão que não têm tempo! Todavia, se formos sábios em remir o tempo aproveitaremos cada chance de vitória dada por Deus.


O escritor do livro de Hebreus, depois de falar dos heróis da fé no capítulo 11, começa o cap. 12 fazendo uma exortação à perseverança. A figura que ele usa para expressar a necessidade de perseverar na vida cristã é uma corrida. Um atleta sabe o valor do tempo, por isso treina para abaixar milésimos de segundos que podem fazer uma grande diferença em sua corrida, podendo determinar sua vitória ou derrota. Por isso na corrida, ele não só corre, mas corre com perseverança! Numa corrida, nada mais importa para o atleta, apenas cumprir seu objetivo!


No texto de Hebreus há duas distinções pertinentes do escritor: Peso e pecado. Sabemos que todo pecado produz um peso sobre nós, mas nem todo peso é necessariamente um pecado. Todavia, pesos desnecessários minam as forças do atleta e o impedem de conquistar a vitória. Por isso, ao começar o ano de 2018 convido você, atleta de Cristo, para avaliar sua vida. Jogue fora aquilo que atrapalha e que não tem utilidade para a sua corrida. O escritor bíblico já havia advertido seus leitores anteriormente, dizendo: “Vocês precisam perseverar!” (Hb 10.36).


A perseverança é necessária para se alcançar um objetivo. Nunca me esqueço da maratona feminina dos jogos olímpicos de 1984 e que deixou o nome de Gabrielle Andersen marcado na história de uma vez por todas. A atleta suíça entrou no estádio, vinte minutos depois da primeira colocada, já cansada, com dores e com câimbras por conta da alta umidade e temperatura que rondava os 30°C. Os paramédicos vieram para socorrê-la, mas ela não aceitou ser atendida, pois sabia que isso a desqualificaria para continuar a corrida. O esforço de Gabrielle para terminar a prova foi tão grande que os espectadores que à assistiam, ficaram emocionados e foram às lágrimas! Quando finalmente ela cruzou a linha de chegada, desabou! Os médicos à esperavam para carrega-la e ela se tornou sinônimo de determinação e perseverança. Um exemplo! Valeu a pena perseverar.


Meus queridos irmãos e irmãs a palavra de Deus diz que temos que nos “livrar de tudo que atrapalha (peso) e do pecado que nos envolve” e, para que possamos correr com perseverança a corrida que nos é proposta. Foi Deus quem propôs essa corrida para nós! Em seu grande amor proveu os recursos para nos ajudar dando-nos seu Espírito, sua palavra e seu povo. Por isso, não podemos desistir!. Perseverança tem que ser nossa postura em 2018 com relação à vida cristã. Precisamos correr, com perseverança, olhando fixamente para o Senhor Jesus que é o autor e consumador de nossa fé (Hb 12.2).

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior