Meditação © Amplo Publications

4 de julho de 2018

Quem Deus Ama?

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”


A seleção brasileira está na Rússia. Tite fez uma lista com vinte e três jogadores que ele escolheu para disputar a Copa do Mundo 2018. Mas, quais os critérios ele usou? Tem jogadores melhores? A lista é unanimidade? São respostas difíceis, pois como se diz: “cada brasileiro é um técnico”. Entretanto, o técnico da seleção é o Tite e ele convocou aqueles que ele quis.


Nosso Deus também tem uma lista de convocados, embora não revelou para nós quem são seus eleitos. Como Moisés afirmou “as coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei” (Dt 29.29). Jesus disse aos seus discípulos: “Alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus“ (Lc 10.20).


Com relação ao texto de João 3.16 apenas uma alternativa pode estar correta: [1] Cristo morreu por todos os pecados de todos os pecadores; [2] Cristo morreu por alguns pecados de todos os pecadores; [3] Cristo morreu por todos os pecados de um grupo de pecadores; [4] Cristo morreu por alguns pecados de um grupo de pecadores. A primeira alternativa é falsa porque ensina o universalismo, ou seja todos estão salvos. A segunda também é falsa porque ensina que boas obras são necessárias para completar a nossa salvação. A quarta é falsa porque mostra que o sacrifício de Jesus foi insuficiente. Portanto, só nos resta a terceira opção: Cristo morreu por todos os pecados de um grupo de pecadores. Quem Deus ama? Segundo o texto acima “Deus amou o mundo”. O que significa ‘o mundo’ em João 3.16? Primeira opção: Todas as pessoas, sem exceção; segunda: Todas as pessoas, sem distinção, e, terceira: Todas as pessoas, eleitas em Cristo.


“Mundo” não significa, necessariamente, cada pessoa, sem exceção. Pode significar todas as pessoas, sem distinção. Em João 7.4 significa ‘a multidão em Israel’, em João 12.19 significa– ‘uma multidão de pessoas’ e em Atos 17.6 – ‘várias cidades da Ásia’. João Batista disse para seus discípulos acerca de Jesus: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29). Se mundo significa “cada pessoa, sem exceção”, então todos estão salvos, pois Jesus veio para “tirar o pecado do mundo”. Por isso, prefiro todas as pessoas, eleitas em Cristo, porque “Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela” (Ef 5.25).


O texto de João 3.16 está dando ênfase na grandeza do amor de Deus: “tanto amou”. Esse grande amor de Deus o fez oferecer seu Filho em sacrifício como provisão para o perdão de pecados. Esta oferta tem um objetivo especifico: “Para que o que nele crer” significa que o amor de Deus alcançará de forma eficaz aqueles por quem Cristo morreu e os protegerá para que “não pereçam, mas tenham a vida eterna, essa é uma  promessa de segurança eterna. “Todos, sem exceção, que creem nunca perecerão. Eles têm a vida eterna, agora, em princípio. Eles perseverarão até o fim, mantidos no poder do infinito amor de Deus. E no dia de nosso Senhor Jesus Cristo, eles terão a vida eterna, em perfeição” (Deus amou o mundo de tal maneira....Homer Hoeksema, p. 12).


Porque este ensino é relevante? Primeiro, desenvolve em nós profunda gratidão a Deus por sermos alvos do seu amor eficaz: “Ele nos salvou!” Que graça! Que privilégio!!! Segundo,  desperta em nós maior responsabilidade a fim de oferecermos o nosso melhor para Deus e para o próximo. E, terceiro leva-nos a assumir o compromisso de vivermos para servir a Deus, custe o que custar, porque “ele [Jesus] morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”.



pr. Sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior