Meditação © Amplo Publications

5 de setembro de 2018

A Armadura do Cristão

“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo”.  Efésios 6.11


A roupa, os gestos e a linguagem verbal são parte importante do universo da comunicação. Por isso, dizem os especialistas que a maneira como você se veste fala bem ou mal de você. Pelos seus trajes as pessoas farão uma ideia de quem é você e, antes que comece a falar, já terão formado um pré-conceito a seu respeito. O vestuário ajuda a identificar se você está indo para o trabalho ou para a escola, para uma academia ou para um casamento. Quando eu estava a trabalho fora do Quartel, vestido com uma farda verde oliva, ostentando uma estrela no ombro, sentia-me seguro e poderoso, consciente de quem eu era e da minha missão.


No mundo espiritual não é diferente! O cristão precisa fazer uso da sua farda para manter-se firme na fé. A Bíblia fala sobre o vestuário do cristão e ensina que é composto de peças extremamente importantes para sua segurança e proteção. Na batalha espiritual o inimigo ataca incansavelmente os crentes tentando através de suas artimanhas destruí-los e afastá-los da fé em Cristo. Paulo usando como modelo um soldado romano mostra os equipamentos que compõem a armadura do cristão.


Primeiro, “Cingir-se com o cinto da verdade”.  Além de crer e viver o fato de que a palavra de Deus é a verdade também devemos ser homens e mulheres que falam a verdade, custe o que custar.  Segundo: “Vestir a couraça da justiça” que protege o cristão da condenação e ainda de todo tipo de calúnias, mentiras e fofocas. A justiça deve marcar nosso caminho e precisa prevalecer nos nossos atos, pois fomos justificados pela fé. Terceiro, “Calçar os pés com o evangelho da paz” para andarmos seguros neste mundo espalhando as boas novas sobre Jesus. Quarto, “Usar o escudo da fé” que nos protege contra as setas inflamadas do Maligno que pretende abalar nossa fé, em casa, no ambiente de trabalho, na escola e até mesmo no convívio com a igreja. O escudo é uma arma de defesa e simboliza a palavra de Deus. Jesus citou a palavra contra as investidas do Tentador. Quinto, “Usar o capacete da salvação”. A cabeça é vulnerável numa batalha, por isso precisa do capacete. O soldado cristão precisa da garantia da salvação para estar seguro na batalha contra o inimigo. Sexto, “Usar a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. A Bíblia é também uma arma de ataque para destruir sofismas e tudo que se levante contra o conhecimento de Deus em Cristo Jesus.


A razão dada para vestir toda a armadura de Deus é a natureza da batalha: “pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis” (Ef 6.13). Observe que o motivo final para estar devidamente fardado é resistir no dia mau e permanecer inabaláveis. Resistir fala sobre lutar, vencer e, com isso, manter sua posição firme sem recuar; e, permanecer inabalável é o resultado que o combate produz no caráter daquele que vestido com a armadura de Deus passa vitorioso pela batalha.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior