Meditação © Amplo Publications

6 de novembro de 2018

O Deus Que Reverte o Irreversível

“Um só de vocês faz fugir mil, pois o Senhor, o seu Deus, luta por vocês, conforme prometeu”,  Josué 23.10.


Você já ouviu falar sobre a Guerra dos Seis Dias? Foi uma batalha travada entre Israel e os países árabes, entre os dias 05 a 10 de junho de 1967. A Coligação de Nações Árabes, lideradas pelo Presidente do Egito Gamal Abdel Nasser, havia prometido que seu objetivo era destruir totalmente Israel. De um lado estavam o Egito, Síria, Jordânia, Iraque, Kuwait, A. Saudita, Argélia e Sudão e do outro Israel. No primeiro dia de guerra Israel surpreendeu o Egito ao atacar suas bases aéreas destruindo 304 dos 340 aviões de guerra e todas as pistas de decolagem. O Rei da Jordânia tentou enviar uma mensagem para os Egípcios se prepararem para a batalha, mas um dia antes a segurança egípcia havia trocado os códigos dos seus rádios e, por isso eles não receberam o comunicado. O General israelita Ezer Weizmann foi perguntado como conseguiram tamanha façanha, uma verdadeira batalha entre Davi e Golias, então ele parou, olhou para o céu e disse; "Foi o dedo de Deus!" Somente um Deus soberano pode reverter os planos malignos dos inimigos contra o seu povo. Vamos estudar os capítulos 5 a 8 de Ester para verificar alguns fatos que revelam este Deus que reverte aquilo que humanamente é irreversível.


Primeiro, saiba que o tempo está nas mãos de Deus. Incialmente Deus mudou o coração de Xerxes para ser favorável quando a rainha compareceu no pátio interno, em frente ao salão do rei, sem ser convidada. Quando o rei a viu “teve misericórdia dela e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão”. E, depois, ele se propôs a atender o seu pedido. Ester tinha um plano elaborado, mas precisava de sabedoria para coloca-lo em prática. Por isso, convidou Xerxes e Hamã para um banquete.  No texto bíblico de Ester 5.9-14 vemos duas consequências na demora de Ester revelar seu pedido: 1ª. Hamã aprofundou seu ódio contra Mardoqueu. O Tempo nas mãos de Deus serve para revelar o que está no coração do homem, é como se Deus estivesse “dando corda” para a pessoa se enforcar. Para Abraão Deus disse: “A maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa” (Gn 15.16);  e 2ª. Hamã foi instigado a construir uma forca de 25m para enforcar Mardoqueu.


Segundo, qualquer situação pode ser revertida pelo poder de Deus. Para Deus não há impossíveis! Deus age para mudar as circunstâncias em favor dos seu eleitos, segundo a sua vontade. Temos aprendido que a mão invisível de Deus está agindo nos bastidores para proteger seu povo. Na noite antes do banquete o rei Xerxes perdeu o sono e pediu ao secretário para ler as crônicas do seu reino. Ali ele ouviu sobre uma trama que intentava contra sua vida e que o informante não fora recompensado. Então, naquele momento o rei decidiu honrar Mardoqueu publicamente, Et 6.1-9. O instrumento de exaltação de Mardoqueu foi o próprio inimigo Hamã que foi humilhado diante de toda cidadela de Susã ao sair puxando o cavalo em que Mardoqueu estava montado, gritando para todos ouvirem que ele estava sendo honrado pelo rei, Et 6.10-14. Ainda tentando se recuperar do vexame Hamã foi ao banquete de Ester, e ali, diante de Xerxes ele foi desmascarado pela rainha Ester numa delação contra o inimigo dos judeus pedindo ao rei clemencia por sua vida e pela vida do seu povo, Et 7.1-6. Naquele momento Hamã se deu conta de que era o seu fim, Es 7.7-10. A Bíblia diz que “quem cava uma cova para o inimigo cairá nela”.  


 O terceiro fato que mostra a ação de Deus em favor do seu povo é a reversão do plano maligno contra os judeus, Et 8.1-8. Quem tenta destruir o povo de Deus tem Deus como seu inimigo. O Senhor Deus prometeu para Abraão, “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem”, Gn 12.1-3. Logo, mexer com os judeus era brincar com fogo. A guerra dos seis dias foi uma manifestação da soberana proteção de Deus com Israel. Os estados árabes perderam mais da metade de seu equipamento militar; O Egito perdeu 304 dos 340 aviões da sua frota. Israel perdeu cerca de 750 homens em combate, enquanto os árabes perderam cerca de 18.000; O presidente do Egito, Nasser, renunciou ao cargo devido a humilhante derrota e o mundo islâmico ficou com aversão ao estado israelita.


Que podemos aprender com esta lição? 1º). Levante Seus Olhos aos Céus – Há alguém que te ama e interessa por você! Se Deus ama os judeus por causa de Abraão, imagine o quanto ele nos ama por causa de Jesus (Jo 3.16). 2º). Um dia o REI vai ler as crônicas a seu respeito e, então, você será recompensado. Por isso, faça o bem, aja sempre certo e honre a Deus, II Co 5.10. 3º). Deus determina, controla e usa os eventos naturais para cumprir os seus propósitos e nada acontece por acaso, sejam decisões políticas, planos e decisões contra o seu povo. Portanto, descanse no Senhor e ele fará sobressair a sua justiça!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior