Meditação © Amplo Publications

7 de junho de 2018

Ah, se não for o Senhor!

Salmo 127.1


Salomão estava pronto para iniciar a obra de construção. O rei Davi havia deixado tudo pronto para a edificação do Templo, você pode conferir em I Cr 28.2-3, 29.6. O Templo e o Palácio real – 2 Cr 2.1-2 – eram Obras de grande envergadura. O texto bíblico informa que nada menos que 153.700 pessoas trabalharam naquela obra. Salomão dispunha dos projetos, de dinheiro e de pessoal, mas tinha no coração a certeza de que nada disso era suficiente, por isso, diz que “se não for o SENHOR o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção”.


Durante o Retorno do Cativeiro Esdras e Neemias foram os instrumentos de Deus para reedificação do Templo e dos Muros em Jerusalém. Encontramos informação de que muita oposição se levantou contra Neemias e contra os judeus, pois ninguém quer o bem do povo de Deus (Ne 4.1-3). Mas, eles oraram a Deus pedindo proteção (Ne 4.4-5) e também se colocaram de prontidão para enfrentar qualquer invasão inimiga (Ne 4.9). Neemias tomou uma medida drástica aconselhando os construtores a terem numa das mãos a colher de pedreiro e na outra uma espada (Ne 4.17-19). Tanto Salomão como Neemias tomaram todas as providências, mas em última instância reconheciam que tudo dependia de Deus: “Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda”.


Israel era uma Sociedade Agrária e os judeus deviam trabalhar duro, preparar o solo, plantar e cuidar da plantação, mas não podiam fazer chover, não podiam germinar as sementes nem fazer crescer a plantação para dar uma ótima colheita. Portanto, eles tinham que depender do SENHOR, o Criador. Mais uma vez, o ponto que Salomão está enfatizando na sua canção, é a dependência do SENHOR. Tudo vem de Deus! Por isso, a meu ver poderia ser redigido assim o verso 2: “Se não for o SNHR o aprovisionador, será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento....”.


A Bíblia não exime nossa responsabilidade de trabalhar pelo sustento, mas quem confia no SENHOR faz a sua parte e dorme tranquilo porque sabe que o nosso Deus está no comando. Por isso, Salomão arrematou: “O SENHOR concede o sono (sustento) àqueles que ele ama”. A fé nos leva a agir, mas espera confiante no tempo e na provisão de Deus! Portanto, peça ao SENHOR, o nosso Deus, a graça para aprender a dar a ele o primeiro lugar: “Busque o SENHOR e o Seu Reino em primeiro lugar, e as outras coisas serão acrescentadas”.


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior