Meditação © Amplo Publications

8 de maio de 2018

Os Elementos Fundamentais do Evangelho

“Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, 5 e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez”.  I Co 15.3-6



Estava numa cadeira de dentista, então ouvi minha odontóloga perguntar: “Sua igreja está na visão?” Eu me surpreendi e disse que nem sabia qual era essa moda. Então, ela me disse que se não estamos na visão é porque não estamos no evangelho verdadeiro. Acho incrível como as pessoas se deixam levar por ideias tolas e conseguem ser enganadas tão facilmente por jogo de palavras que supostamente expressam a vontade de Deus.


Não, nossa igreja não esta nesta visão, porque ela tem se mantido fiel a Deus e sua palavra ensinando o verdadeiro evangelho. O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios corrigindo alguns erros, e, nesse capítulo quinze, ele combateu a fraqueza doutrinária daquela igreja. A essência do evangelho está disposta nas quatro ações que aconteceram com Cristo: sua morte, seu sepultamento, sua ressurreição e suas aparições.


Primeiro, o morte do Senhor Jesus foi em nosso benefício, “pelos nossos pecados”, como afirmam as Escrituras. Tínhamos um sério problema por causa do pecado e, por isso, vivíamos debaixo de condenação, mas a solução foi dada por Deus em Cristo, sua morte como um pagamento; Segundo, ele foi sepultado como prova da sua morte; Terceiro, ele ressuscitou ao terceiro dia como afirmam as Escrituras; e quarto, ele apareceu de forma incontestável muitas vezes como evidência da sua vitória sobre a morte. Por isso também Paulo disse a Tito que “Ele [Jesus] se entregou por nós; a fim de nos remir (libertar através do pagamento de um resgate); e purificar (livrar da culpa do pecado) para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras” (Tt 2.14).


A única visão na qual quero permanecer e pela qual desejo ajudar nossa igreja está na letra da canção que continuamente cantamos e ensinamos aos nossos filhos: “Por mim morreu Jesus cravado numa cruz, no Monte do Calvário; por mim ressuscitou e para o céu voltou; pra mim sim voltará e ao céu me levará!  “Jesus disse: Está consumado! Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito” (João 19.30). O Sacrifício expiatório de Jesus foi realizado em nosso lugar e para o nosso benefício.   O preço foi pago! A obra está realizada! Nós não temos que buscar nenhuma visão a não ser esta do puro evangelho, devemos receber pela fé o maravilhoso Salvador e viver a nova vida no poder do Espírito Santo por gratidão a Deus por esta tão grande salvação.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior