Meditação © Amplo Publications

8 de novembro de 2018

O Perigo da Memória Curta

Todos dizem que brasileiro tem memória curta e esquece facilmente das coisas. Os cristãos se esquecem da fidelidade de Deus! Somos ingratos porque não agimos com gratidão por tanto favor recebido. Por que os crentes se desviam de Deus? Por que se afastam da comunhão com a igreja? Por que falta entusiasmo com Deus e sua obra? Por que os cristãos não valorizam nem apoiam os programas da igreja? A razão, a meu ver, é o esquecimento! Os cristãos se esquecem das bênçãos da salvação, (Ef 1.3-12). Esquecem-se da bênção do perdão de pecados, (I Jo 1.7). Esquecem-se do privilégio de terem sido feitos povo de Deus e membros da família de Deus, (Ef 2.19-20). Esquecem-se da fidelidade de Deus e de como ele os guarda de cair (Jd 24), e finalmente esquecem-se do quanto Deus já fez e ainda fará em nós (Fp 1.6).


Quem tem memória curta alimenta ingratidão no seu caráter e na sua conduta. Deixe-me oferecer dois exemplos de memória curta. O primeiro está em Êxodo 1.8 – “subiu ao trono do Egito um novo rei, que nada sabia sobre José”. Talvez por não conhecer ou não se importar com a história de José que salvou o Egito, este soberano, demonstrando ingratidão quis destruir os israelitas. Crentes que se esquecem das pessoas que marcaram suas vidas estão fadados a serem ingratos e destrutivos. As nossas cédulas de dinheiro traziam personagens da história do Brasil, era bonito ver estas figuras, lembrar-se da nossa História, eu até tenho uma pequena coleção com Dom Pedro, Princesa Isabel, Santos Dumont, e outros. Mas, desde 1994 o Governo parece ter medo de honrar pessoas importantes do passado e passou a utilizar animais nas cédulas. O segundo exemplo está em I Pedro 2.9 – “...esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados”. O apóstolo escreve para um povo com problemas de memória que estava vivendo uma estagnação na vida cristã. O motivo era o esquecimento da obra de Deus na vida deles no passado.


Se a memória curta tem gerado no cristão uma ingratidão no caráter e na conduta. Então, qual deve ser o antídoto contra a memória curta?  Deus deu ao cristão uma festa memorial, a ceia de comunhão, para que ele nunca se esquecesse do Salvador nem da sua salvação. Existem também algumas atividades eclesiásticas que o cristão deve participar que ajudam a memória a se lembrar dos feitos de Deus na história e em seu favor, podemos citar a escola bíblica dominical, o culto dominical, as reuniões de pequenos grupos, retiros e acampamentos. Certa vez perguntaram para um judeu o que teria acontecido se a União Soviética tivesse colocado em prática seu plano antissemita de exterminar os judeus. Ele respondeu: “Mais uma festa!” Como? Perguntaram eles! O Judeu respondeu: Faraó tentou destruir os judeus, temos a festa da PÁSCOA. Hamã tentou destruir os judeus, temos a festa de PURIM. Antíoco Epifânio tentou destruir os judeus, temos a festa de HANUKÁ.


A Festa do Purim está registrada no livro de Ester e faz mais de 2.400 anos que os judeus comemoram anualmente esta festa de libertação. A memória dos judeus é despertada para o livramento que Deus providenciou quando Hamã tentou destruí-los. Os Efeitos da Festa do Purim em Israel são enormes: Primeiro, gera gratidão: os judeus olham para o passado, enxergam a mão de Deus no cuidado com eles, assim eles sabem quem são e de onde vieram. Segundo, desperta união: Essas festas fazem os judeus celebrarem sua história, eles são um povo e uma nação, eles têm uma identidade especial. Terceiro, alimenta compaixão: Os judeus sabem os difíceis caminhos que já passaram e, por isso são mais humanos e se prontificam a ajudar uns aos outros.


Não permita que o mal da memória curta atinja você porque ela gera ingratidão no caráter e na conduta. Seja grato a Deus primeiramente por tudo que ele já fez por você e ainda fará; seja grato com pessoas que passaram pela sua vida e marcaram você; Não permita que sua memória faça você agir como aquele faraó nem como os cristãos da Ásia. Não seja ingrato com sua fé e caminhada! Você faz parte de uma grande história de amor. Deus ama você!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior