Meditação © Amplo Publications

9 de janeiro de 2017

O Método Singular de Deus

Continuamos nossa reflexão sobre João 13.1 - “Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.


Jesus sabia que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai. Como seria este deixar e partir para  o Pai? No plano de Deus estava a cruz do Calvário. Este era o método singular de Deus de levar Jesus para o lar celestial. Outro exemplo deste método está em Atos 12.1-8. No texto sagrado diz que Herodes mandou passar ao “fio da espada a Tiago”, mas “Pedro foi libertado, pois sobreveio um anjo do Senhor e libertou Pedro”, mas no final da sua vida, já velho e tendo cumprido o seu ministério, então, segundo a tradição, ele foi crucificado de cabeça abaixo.


Preste atenção nestas duas expressões do texto bíblico: [1] deixaria este mundo e [2] iria para o Pai. O que significa a morte para o cristão? Primeiro, deixaremos este mundo: O corpo do cristão não pode entrar no céu do jeito que está, então ele irá se decompor e esperar o dia da ressurreição, como afirmou Paulo aos Romanos: “gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.23), confira também 1 Coríntios 15.50-54. E, segundo, iremos para o Pai: No momento em que deixarmos este mundo, nosso corpo será enterrado, mas o nosso espírito partirá para se encontrar imediatamente com Deus, o que é incomparavelmente melhor e aguardaremos o dia da ressurreição do nosso corpo.


Jesus sabia como deixaria este mundo e iria para o Pai, e isto destaca ainda mais o seu grande amor por nós, pois ele foi obediente até a morte e morte de cruz. Mas, nenhum de nós sabe como isso sucederá conosco, todavia podemos e devemos enxergar que o método singular de Deus em nos levar para o lar celestial é apenas o meio para atingir o fim. O apóstolo descreveu esse momento como um triunfo, “desejo partir e estar com Cristo” (Fp 1.23) e aos Coríntios ele disse que “se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas” (2 Co 5.1). Eu não sei qual será o método singular que Deus utilizará para me levar para casa, nem sei qual será o seu, mas peço a graça para que naquele momento possamos honrá-lo como fez o Filho Amado, o Senhor Jesus Cristo.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
06-jan_a-bondade-traz-felicidade