Meditação © Amplo Publications

9 de maio de 2017

Enriquecimento Ilícito

“Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá. A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas” (Tg 5.1-2).


Temos acompanhado boquiabertos os desdobramentos da “Operação Lava Jato”. Corruptos e Corruptores se enriqueceram de tal forma que ficaram assoberbados com a impossibilidade de  serem descobertos e punidos. O esquema da corrupção era tão fortemente guardado que ninguém imaginava que um dia um político famoso ou um homem rico neste País pudesse ser preso. Mas, a casa caiu para muitos e espera-se que muitas outras ainda venham cair para lavar a “alma dos brasileiros”.


Mas, problemas desta natureza já aconteciam nos tempos bíblicos. No texto de Tiago supracitado ele condena os ricos pelo acumulo impiedoso de riquezas que assaltava a dignidade do trabalhador (5.1-6). Os ricos são condenados pelo escritor bíblico por causa da impiedade deles em levar vantagem sobre os pobres. Acredito que Tiago esteja falando sobre os ricos deste mundo. Os incrédulos agem de forma cruel para amealhar riquezas e não estão nem aí para os pobres, principalmente quando estes são cristãos. Os cristãos para quem Tiago escreve estavam passando por várias provações e sofrimento, inclusive tendo seus salários retidos pelos patrões “que acumulavam bens nos seus dias” (Tg 5.3b-4). O texto sugere que suas riquezas foram acumuladas por meio de ações fraudulentas, ilícitas e impiedosas.


Este texto serve-nos de alerta quando o assunto é dinheiro e riquezas. Estamos vivendo uma época e quem os cristãos estão abrindo mão de seus valores espirituais para acumular riquezas e terem uma vida melhor. Mas, se esquecem do que Jesus falou: “As riquezas de um homem não constitui na quantidade de seus bens” (Lc 12.15) e “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (I Tm 6.10). Precisamos olhar para o que Tiago está condenando neste breve texto e tomar de exemplo. Primeiro ele condena o acumulo desonesto de riquezas (vv.1-3), veja Isaias 5.8. Segundo, ele denuncia a exploração impiedosa dos trabalhadores (v.4), leia Dt 15.12-15. Embora a escravidão tenha sido abolida no Brasil não é incomum ouvir sobre trabalho escravo em que pessoas são exploradas e vivem sem nenhuma dignidade. Por último, Tiago adverte aqueles que vivem vidas regaladas sem nenhuma compaixão pelos necessitados (vv.5-6).


Vivemos num mundo de injustiças e muita corrupção. Entretanto somos cristãos e não devemos imitar a conduta dos incrédulos nem pensar que eles estão levando vantagem e por isso são mais espertos. Tiago diz que o dinheiro adquirido por meio de corrupção está clamando contra os corruptos diante de Deus e que o lamento dos trabalhadores, dos pobres e dos necessitados está chegando aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Saiba que Deus não está inerte nem impotente diante da situação, seja da época de Tiago ou da nossa. Deus está ciente de tudo e tem o controle da situação com um propósito, e no seu tempo e no tempo devido trará o seu julgamento.


Diante destes desmandos, luxúrias e injustiças eu procuro olhar para a eternidade e buscar refúgio em um Deus Salvador que prometeu me levar para o lar celestial onde gozarei a vida eterna. A história do rico e de Lázaro me serve de inspiração nos momentos em que olho para alguns homens que parecem estar acima da Lei, leia Lucas 16.19-31. Portanto, não fique indignado contra os ímpios, mas algo prático que eu e você podemos fazer é orar a Deus por nossa Nação, leia I Timóteo 2.1-6. Deus nos abençoe!


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
08-mai_palavras-sem-maldade