Meditação © Amplo Publications

11 de junho de 2018

A Preservação da Família

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá” (Sl 127.3).


Vivemos numa época em que até mesmo os incrédulos estão preocupados com o futuro da família. Leis e Programas do Governo ferem abertamente a integridade do lar e procuram destruir uma instituição sagrada que é a base para a sociedade sadia. Nossos filhos estão expostos diariamente a professores incrédulos com suas ideias e conceitos morais e espirituais totalmente errados. Eles também são influenciados por amigos e pela turma a fazerem o que é considerado normal para todos e, com isso, o mundo caminha a passos largos para a destruição querendo levar todos rumo ao precipício.


Como cristãos temos que nos colocar na brecha a favor da família. Preste muita atenção porque a Bíblia nos ensina que “os filhos são herança do SENHOR”. Creio que o ponto do escritor bíblico é que assim como o fazendeiro israelita trabalhava a terra e plantava a semente, mas não podia fazê-la germinar, assim também acontece com cada casal.  Há muitos cônjuges desapontados um com o outro porque não podem ter filhos e acusam-se mutuamente, desgastando a relação. Todavia, se não estou errado, só Deus pode fazer casais terem filhos, pois a Escritura afirma que é “uma recompensa [galardão] que ele dá”. Gosto da tradução - “galardão”-  porque enfatiza a ideia de que um filho é presente que vem de Deus. Ele pode conceder ou não, segundo a sua vontade soberana e sua sabedoria.


Pretendo chamar sua atenção nesse ponto! Mais uma vez o salmo 127 está enfatizando a necessidade de dependermos totalmente do nosso Deus nesta área da família. Um lar pode ser útil se aprender a depender de Deus ou será inútil se viver na sua própria força. A Bíblia mostra inúmeras mulheres estéreis que foram agraciadas por Deus com um rebento. Portanto, as esposas e os maridos tem a responsabilidade, como os agricultores, de plantar a semente. Todavia, eles não têm o poder para faze-la fecundar, por isso é preciso buscar o SENHOR clamando por sua intervenção e descansar esperando sua vontade soberana.


Salomão também diz que “como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal”. O contexto é de uma época em que os pais envelheciam e ficavam desprotegidos sem sustento. Então ter muitos filhos era garantia de proteção e cuidado. Além disso, os filhos podiam estar juntos ao pai quando este tivesse que comparecer perante um tribunal para enfrenar seus inimigos e protege-lo.

 

Creio que este Salmo 127 está nos convocando para promover a glória de Deus, ou seja, devemos fazer todas as coisas com o alvo de glorificar a Deus (I Co 10.31). Portanto, qualquer projeto, seja ele, o namoro, o casamento, o trabalho, a diversão, e a nossa vida comunitária na igreja local deve ter como alvo precípuo a glória de Deus.


Finalmente, penso também que este salmo nos ensina sobre a graça salvadora de Deus porque “Se não for o SNHR a dar a salvação, é inútil alguém tentar, fazer boas obras e trabalhar por perdão” – salvação é um favor de Deus, não mérito nem esforço do homem. Salvação é dependência de Deus e do que o Seu Filho fez na cruz do Calvário para perdão dos nossos pecados. Portanto, não viva sua vida de maneira inútil, mas procure em arrependimento e fé depender de Deus em todas as áreas da sua vida, principalmente na questão da salvação.



pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior