Meditação © Amplo Publications

17 de outubro de 2018

Bênçãos Provenientes da Crença Correta

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno”  I João 5.19


Alguma vez você tomou medicação errada? Em Santo Antônio do Içá, um Município a 881 km de Manaus, um bebê morreu depois de dar entrada num hospital no AM após um médico sem registro no CRM receitar dosagem 10 vezes maior de remédio (Por Alexandre Hisayasu , G1 AM,l 10/07/2018, às 20h09). Se uma medicação errada traz tanto prejuízo para a vida física, imagine as consequências eternas de uma medicação espiritual errada. As pessoas são tão zelosas, cuidadosas e preocupadas com a saúde física e, por isso procuram os melhores médicos, mas nem sempre dão a devida importância para a saúde espiritual. Cuidado com o ensino e a orientação espiritual de homens que não possuem uma formação teológica.


Procure pensar em termos de causa e efeito. Assim como a prescrição do remédio certo faz bem para a saúde física assim também a crença correta traz benefícios para a saúde espiritual. Podemos afirmar sem medo que a crença correta produz bênçãos espirituais na vida do cristão. Quero convidá-lo a ler sua Bíblia, em I João 5.1-21. Neste texto o apóstolo mostra que a crença correta produz oito bênçãos maravilhosas na vida daquele que se aproxima de Deus por meio da fé em Jesus Cristo. Quais são estas bênçãos?


Primeiro: A salvação, v.1. Sem salvação estamos mortos em delitos e pecados, mas quem crer que Jesus é o Cristo é nascido de Deus! A fé salvadora em Jesus produz o novo nascimento como um dom de Deus.


Segundo: A obediência como prova moral da salvação, vv.2-3. João diz que “amamos a Deus obedecendo aos seus mandamentos”. Jesus disse que “quem o ama guarda os seus mandamentos”.


Terceiro: Vitória sobre o pecado e o mundo, vv.4-5. Há uma batalha espiritual sendo travada nesse momento, mas quem crê que Jesus é o Filho de Deus vence o mundo.

Quarto: Convicção contra a dúvida e a incredulidade, vv.6-10. Deus tem nos dado testemunho na sua palavra acerca do Seu Filho. Não precisamos de mais provas, pois já as temos nas Escrituras. Jesus veio aqui, viveu e morreu, mas ressuscitou e voltou aos céus.


Quinto: Segurança da salvação, vv.11-13. Quem tem o Filho tem a vida eterna. João afirma que escreveu sua carta com o propósito de que os cristãos soubessem que têm a vida eterna. A segurança é uma prova da fidelidade de Deus.


Sexto: Confiança de que há um Deus e Pai que pode mudar as circunstâncias e a vida das pessoas. Aquele que crê no Filho aproxima-se do Pai com confiança e faz pedidos de oração crendo que Deus é capaz de fazer muito mais do que pedimos ou pensamos.


Sétimo: Libertação da punição, do poder e da presença do pecado, v.18. A boa notícia do evangelho diz que “não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus”, maravilhosa promessa!


E, por último: Conhecimento da verdade de Deus, vv.19-21. João termina este capítulo dizendo que quem é nascido de Deus sabe muita coisa. Sabe que é de Deus e sabe também sobre a vida e obra de Jesus. E João conclui seu ensino afirmando que todos os nascidos de Deus sabem que estão naquele que é o Verdadeiro Deus e a vida eterna, em Jesus Cristo. Você está bem medicado?

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior