Meditação © Amplo Publications

18 de julho de 2018

Conhecendo o Deus Que Atrai Pessoas a Cristo

O apóstolo Paulo, em I Timóteo 1.12-17, agradeceu e louvou a Deus por ter sido alcançado e transformado pela sua graça. Paulo atribuiu totalmente a Deus o fato de ter chegado a Cristo. E, no final, disse que Deus demonstrou misericórdia e paciência “usando-o como um exemplo para aqueles que nele [em Jesus] haveriam de crer para a vida eterna”. Hoje quero convidá-lo a apreciar o caráter benevolente de Deus que atrai seus eleitos a Cristo. A iniciativa é toda de Deus, mas o homem não é um fantoche, porém corresponde aos insights de Deus.Usando a conversão de Saulo em Atos 9.1-25 desejo compartilhar três atributos de Deus que o leva atrair pecadores a Cristo.


Em primeiro lugar, vamos aprender que Deus é paciente, ele não tem pressa (9.1-2). Saulo antes da conversão era um pecador caminhando sem Cristo. O quadro que a Bíblia pinta de Saulo é terrível. Ele dava aprovação na morte de Cristãos (At 8.1), devastava a igreja (At 8.3) e respirava ameaças de morte contra os discípulos (9.1). Em Atos 26, depois de convertido, o próprio Paulo deu testemunho de que era opositor do evangelho (26.9), perseguidor e torturador dos cristãos (At 26.10-11). Lucas pintou Saulo como um animal feroz. Pedro descreveu Satanás como “um leão que ruge procurando alguém para devorar”. Podemos dizer que Saulo era como esse “leão feroz” que destruía a igreja. Eu pergunto: Este homem estava procurando Jesus? Havia no seu coração alguma simpatia pelos cristãos? Não! Saulo é o retrato bíblico do incrédulo perdido, sem Deus e sem salvação. Mas, creia que Deus estava atraindo Saulo para Cristo Jesus porque Deus é paciente.


Em segundo lugar, podemos aprender que Deus é sábio, ele sabe o momento certo para confrontar o pecador (At 9.3-9). Saulo foi confrontado por Cristo na estrada de Damasco. Lembra que “Jesus disse que ninguém pode vir até ele se o Pai, não o atrair”. A distância de Jerusalém a Damasco é de 240 km e Saulo se dirigiu para lá com autorização para prender cristãos. Quase no fim da viagem Jesus se revelou a Saulo: Como luz resplandecente “brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu” e “mais resplandecente que o sol” (26.13). Com voz poderosa Jesus falou com “ele que caiu e ouviu sua voz”. Com graça irresistível Jesus disse: “Saulo, Saulo, por que você me persegue”, “Resistir ao aguilhão só lhe trará dor” (26.14). PRESTE ATENÇÃO: Paulo estava tentando resistir ao amor de Deus.  Jesus usou a figura de um fazendeiro domando seu boi bravo com um ferrão.


Desde quando Saulo estava resistindo à graça?  Penso em três situações: 1ª). Há uma possibilidade de que ele e Jesus eram da mesma idade e, por isso, Saulo o viu e o ouviu em Jerusalém. Será que Jesus era o Messias? Mas, para um judeu quando alguém era pendurado no madeiro significava ser maldito de Deus. Como o Messias poderia ser um maldito de Deus? 2ª). Saulo ouviu o testemunho de Estevão – 6.9-10 e 7.1-54, 58-60. 3ª). Consciência moral de Saulo, em Rm 7.7 – “não cobiçarás” – Ele se considerava um judeu acima de todos – “bom exemplo”. Mas, o Espírito Santo o convenceu “do pecado, da justiça e do juízo”. Deus estava agindo ao longo de um processo, e aqui em Atos 9 é o clímax da ação divina.  Em At 9.8-9 vemos o contraste entre aquele que começou a viagem cheio de si, de ira e de orgulho, mas ao ser confrontado e quebrado terminou sua jornada totalmente cego e levado por outros.


Por último aprendo que Deus é misericordioso, ele envia discípulos para falar do seu amor (At 9.10-19). Quem invocar o nome do Senhor será salvo. O coração de Saulo estava preparado para a conversão. Ele precisava ouvir a mensagem e crer em Jesus. Um discípulo chamado Ananias foi enviado por Deus! Ninguém sabe quem é esse Ananias, mas ele foi um crente usado por Deus para a conversão de Saulo. Muitos cristãos são como Ananias, desconhecidos, mas úteis para a glória de Deus. Por isso, não desanime nem desista!  Deus quebrou “o leão feroz” e o transformou em “ovelha”, mas Saulo não foi um robô, pelo contrário ouviu e conversou com Jesus.


Deus também usa servos famosos. Saulo, agora um discípulo do Senhor, fez grandes coisas para glória de Deus. Ele se tornou muito conhecido. Mas, o mais importante é que Saulo era um novo homem, não era mais inimigo do evangelho, mas um irmão em Cristo. As evidências da sua transformação se manifestaram em ações e palavras. 1). Uma vida de oração (At 9.9,11-12): Por três dias ficou sem comer e beber orando a Deus. Sua oração não era mais de um fariseu, mas de um crente. 2). Envolvimento com a igreja (At 9.19,25). Saulo foi batizado e integrado na família da fé. 3). Vida de serviço a Deus (At 9.20-24): Paulo começou a pregar e anunciar que Jesus é o Filho de Deus. Fico maravilhado com o fato de que este Deus paciente, sábio e misericordioso tem agido na vida de tantas pessoas como Paulo, ele agiu na minha vida, e também fez o mesmo com você. Como a gente costuma dizer: “a graça é resistível até não ser mais”.

Pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior