Meditação © Amplo Publications

19 de fevereiro de 2018

Ovelhas de Jesus

Você sabia que poucos animais são tão indefesos como as ovelhas? Sim, elas têm pouca defesa contra inimigos naturais, pouco senso de direção e nenhuma capacidade para encontrar seu próprio alimento. Por isso elas são muito dependentes do homem para prover suas necessidades. Davi, antes de ser rei de Israel, foi um pastor de ovelhas. Nos tempos bíblicos os proprietários de ovelhas ficavam com elas no deserto e passavam à noite atentos para protegê-las, algumas vezes ficavam semanas em companhia delas. Alguns homens ricos contratavam pastores para cuidar do seu rebanho, mas alguns destes trabalhadores na verdade eram mercenários e não se importavam com as ovelhas. O Senhor Jesus se identificou como o “bom pastor” (Salmo 23), ele disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10.11). Com estas palavras Jesus afirmou o seu interesse cuidadoso e seu amor por suas ovelhas, dizendo que veio para morrer por elas: “e dou a minha vida pelas ovelhas” (Jo 10.15b).


Ovelhas precisam de cuidado. Hoje em dia cada congregação local é um rebanho de ovelhas do Senhor Jesus. A Igreja local é um pequeno rebanho de ovelhas que pertencem ao Senhor Jesus. Os presbíteros (pastores) são os que estão encarregados de cuidar destas ovelhas. O apóstolo Pedro exortou aos pastores para cuidarem das ovelhas de Jesus: "Pastoreai [cuidar] o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho" (1 Pedro 5:2-3). Jesus ama suas ovelhas, elas são preciosas para ele, pois ele deu a vida por elas. Por isso, o Supremo Pastor, deu pastores (presbíteros) para cada Igreja a fim de cuidarem das suas ovelhas. Os Líderes devem seguir o exemplo do Bom Pastor, dando de si mesmos ao cuidado do rebanho e desenvolvendo uma íntima amizade com as ovelhas. Os pastores antigos davam nome para cada ovelha; as ovelhas conheciam sua voz e vinham quando ele as chamava (João 10:3-4). O bom pastor contava as ovelhas todas as noites para ter certeza de que estavam a salvo no aprisco e se ao menos uma estivesse faltando, ele procurava no campo até encontrá-la (Lucas 15:4).


Jesus falou sobre homens que só pensam em si mesmos e não nas ovelhas. Ele estava descrevendo os sacerdotes e mestres de Seu tempo que, como pastores de Israel, tinham mostrado total despreocupação com o bem estar das ovelhas na procura egoísta de riqueza pessoal e fama. Jesus falou contra estes falsos pastores nestes termos: “O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa. Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas” (Jo 10.12-13).


Nós temos o privilegiado de sermos ovelhas de Jesus. Somos rebanho do seu pastoreio e estamos debaixo do seu cuidado: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um" (Jo 10.27-30). O texto destaca alguns privilégios de ser ovelha: 1]. Ouvir a voz do Bom Pastor; 2]. Ser conhecido por Jesus; 3]. Seguir a Jesus (ser discípulo); 4]. Ter a vida eterna; 5]. Jamais perecer; 6]. Ter a proteção de Jesus; 7]. Ser preservado pelo Pai – certeza da salvação.


As ovelhas são indefesas e não conseguem viver sozinhas. Elas precisam de cuidado e proteção. Talvez, por isso, Jesus usou esta figura para descrever o seu povo. Nós precisamos estar com o rebanho e sob o cuidado pastoral de presbíteros fiéis que ensinam a palavra de Deus para alimentar as ovelhas porque têm muito lobo à espreita querendo dar pão para as ovelhas: “Jesus respondeu: Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’" (Mt 4.4). Por isso, quero motivá-lo a ser uma ovelha agradecida!  Louve a Deus pela salvação, pela palavra e pela igreja. Não tente viver sozinho, pois sozinha a ovelha é presa fácil.


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior