Meditação © Amplo Publications

19 março de 2018

Conduta e Conversa

“Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”, (Cl 4.5-6).


Todos os domingos, após o culto, nossa igreja se reúne para tomar um cafezinho, cumprimentar uns aos outros e dar boas vindas aos visitantes. Um homem, que hoje é membro, disse que isso o impactou no dia em que veio nos visitar. Um bom testemunho da nossa alegria e amor uns pelos outros é um recurso poderoso na evangelização. Geralmente “os de fora” escutam mais com os olhos do que com os ouvidos! É significativo que ao ver a conduta de um cristão o incrédulo pode se abrir ou fechar para a mensagem de Jesus Cristo. Que responsabilidade nós temos, não é mesmo? Por isso, em outro lugar, Paulo diz que os cristãos não devem ser “causa de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus”, (I Co 10.32).


O andar e o falar de um cristão devem estar em harmonia, caso contrário a música da sua vida desafinará e será desaprovada tanto perante os de fora como os de dentro. Tenho ouvido e visto que a vida de muitos cristãos está em desarmonia com a canção do bom testemunho prático. Se tivermos um bom procedimento perante os de fora poderemos influenciar muitas vidas e Deus abrirá portas para que o nosso testemunho de Jesus seja eficaz. Por isso, o apóstolo nos encoraja a sermos sábios na conduta e aproveitarmos as oportunidades de testemunharmos aos incrédulos.


Sabemos que o cristão é luz e sal da terra e, por isso, não pode dar testemunho entrando em brigas corporais ou verbais, pelo contrário sua palavra tem que ser mansa, porém firme; verdadeira, porém amorosa; confrontadora, porém agradável! Porque muitos estão à procura de Deus, embora em caminhos errados, esperando uma palavra certa e oportuna, temperada com sal para conhecer a verdade do evangelho. Agindo assim, em conduta e conversa, o Espírito Santo convencerá o pecador a fim de começar o processo de transformação tirando-o das trevas para a maravilhosa luz de Jesus.


Por isso eu pergunto: Como está sua vida? Preste atenção na sua conduta e na sua conversa. Não seja causa de tropeço para ninguém! Acredite que existem olhos abertos e ouvidos atentos ao seu viver e falar, por isso tome o proposito de ser um instrumento de Deus para levar o Salvador aos que precisam da salvação. Aproveite bem as oportunidades, pois seu procedimento e sua fala podem servir de consolo, edificação e levar pessoas a Cristo, mas também poderão ferir, destruir e condenar pessoas a desistir do evangelho. Portanto, escute a Bíblia e seja sábio: “Tenha cuidado com a maneira como você vive; que não seja como insensato, mas como sábio, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Ef 5.15-16).


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior