Meditação © Amplo Publications

19 de setembro de 2018

Contentamento, o Segredo da Felicidade

“Tudo posso naquele que me fortalece!” Filipenes 4.13


Penso que o texto acima é um versículo bíblico muito usado, porém mal interpretado. Muitos citam esta passagem como se fosse um “mantra” e vivem repetindo pensando que podem conquistar seus ideais. Por isso, acredite que este versículo traz um grande perigo. Se mal interpretado ele pode gerar autossuficiência no crente. Será que Paulo está falando que pode tudo? O humanismo é que ensina esta mentira dizendo que o homem tem em si a capacidade, o poder, a solução para todos os seus problemas. Por isso, cresce o número de palestrantes de autoajuda e realização motivacional. O palestrante Roberto Shinyashiki dá cursos para formar palestrantes e afirma que seus discípulos ganham entre seis a quarenta mil reais, por palestra. E tem gente que paga porque quer ouvir que a solução está dentro dele! Acredite em você! Lute pelos seus sonhos! Muitos vão bem, por anos, mas depois desistem porque não encontram mais forças, nem motivação ou então se decepcionam com os outros e dizem: Não vale a pena!


Todavia, este verso bíblico apresenta a solução contra a autossuficiência. O apóstolo disse: “Tudo posso naquele”. Aqui está a fonte do poder do apóstolo: A Pessoa Certa! Paulo está afirmando que com a ajuda de Deus ele pode tudo. Mas, o que significa esse “tudo”? Significa viver de acordo com a vontade de Deus: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura”. O contexto nos ajuda a compreender o ensino do apóstolo, ele afirma que “aprendeu a viver contente em toda e qualquer circunstância”. Portanto, ele podia em Deus ter um verdadeiro contentamento diante de qualquer situação, pois em Cristo aprendeu a viver tendo muito, pouco ou nada. O foco do seu poder era Deus.


Por último devemos reconhecer que o versículo bíblico apresenta o poder de que necessitamos para viver fazendo a vontade de Deus. Paulo reconheceu que tinha recebido poder para viver contente em toda e qualquer circunstância. O apóstolo afirma que fora fortalecido por Deus para enfrentar a vida seja na fartura ou na falta. Nós temos o Espírito Santo que nos dá esse poder para vivermos segundo a vontade de Deus. Em II Coríntios 2.5-6, o apóstolo disse que “a sua capacidade vinha de Deus”,  significando “habilidade, aptidão e qualificação”, Arndt.


Muitos ficam pelo meio do caminho porque realizam suas obras na própria força e autossuficiência. Mas, felizes são aqueles que dependem do Criador, o SENHOR de toda a história, pois “aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Is 40.31). Portanto, acredite que em Cristo você pode melhorar a sua vida com Deus! Em Cristo, você pode melhorar sua vida conjugal Em Cristo, você pode melhorar sua vida familiar! E, também, você pode melhorar seu serviço em favor da igreja. Sim, você pode pelo poder do nosso Deus aprender a viver contente em toda e qualquer circunstância.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior