Meditação © Amplo Publications

24 de julho de 2018

O Cristão e o Fim do Mundo

Atribui-se ao advogado e filósofo romano Sêneca, 4 a.C a 65d.C., a seguinte declaração: “Depois da morte não há nada e a morte também não é nada. Cada hora do nosso passado pertence à morte. Morremos a cada dia, a cada dia falta uma parte da vida. Morremos como mortais que somos,  e vivemos como se fôramos imortais”. A filosofia predominante hoje diz: Você só tem uma vida! Aproveite-a ao máximo, tal como Sêneca, desfrutar a felicidade agora, este será o momento de “eterna felicidade”. Esta é a filosofia do aqui e agora, pois a morte é o fim! It´s over. O refrão da música do Legião Urbana ensina a mesma filosofia, ele diz: É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Por que se você parar, pra pensar, na verdade não há!


A Bíblia condena estas filosofias inconsequentes e materialistas. O apóstolo Paulo criticou esta filosofia do ‘aqui e agora’ ao dizer que “se foi por meras razões humanas que lutei com feras em Éfeso, que ganhei com isso? Se os mortos não ressuscitam, ‘comamos e bebamos, porque amanhã morreremos’. Não se deixem enganar: ‘as más companhias [conversações] corrompem os bons costumes’”. E o apóstolo Pedro escreveu sua epístola alertando os cristãos contra pessoas que viviam como se não houvesse amanhã e, por isso, zombavam e duvidavam das profecias bíblicas, da segunda vinda de Cristo e do Juízo final.


Disse Pedro: “Amados, esta é agora a segunda carta que lhes escrevo. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se lembrem das palavras proferidas no passado pelos santos profetas, e do mandamento de nosso Senhor e Salvador que os apóstolos de vocês lhes ensinaram” (II Pe 3.1-2). A fundamentação teológica para o fim do mundo está firmada em três bases: 1ª. As profecias dos santos profetas (VT); 2ª. O mandamento de nosso Senhor e Salvador; e 3ª. O ensino dos apóstolos. Sobre estas bases Pedro enfatizou três eventos que acontecerão no fim do mundo.


O primeiro será a segunda vinda de Cristo. “Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação" (II Pe 3.3-4). Precisamos saber que surgirão zombadores e que eles zombarão da promessa sobre a segunda vinda. Os dois argumentos deles são [1] O uniformismo: Tudo continua a mesma coisa! Então, não haverá juízo, e [2] A prescrição: Faz tanto tempo que já não haverá mais punição!


O segundo evento que acontecerá no fim, segundo Pedro, será a destruição dos céus e da terra. Pedro diz que esse evento “virá como ladrão” (v.10). Inesperadamente sem tempo para arrependimento. “Os céus desaparecerão, os elementos se desfarão pelo calor e a terra será queimada” (cf 3.7). Todas as obras da humanidade serão destruídas, todos os grandes monumentos e tudo aquilo pelo qual as pessoas deram sua vida. “Tudo será assim desfeito”, 3.11ª. O terceiro evento conforme Pedro registrou será a criação dos novos céus e nova terra: “De acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça” (II Pe 3.13). Nosso Deus fez promessas no Velho Testamento sobre esta nova era. Temos aprendido que Deus não é homem para mentir, ele fez uma promessa, então nós cremos que ele irá cumprir sua palavra.


Mas, Pedro diz que nós precisamos permanecer firmes na fé porque ‘surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões’. Entretanto, o fim do mundo acontecerá! Como que esta mensagem afeta a sua vida? Pedro perguntou: “Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?” Três conselhos para terminar nossa meditação: 1º. Uma pessoa que espera pela vinda do Senhor (3.12-14). Jesus voltará, Maranata! 2º. Uma pessoa que evangeliza os incrédulos (3.9,15). Deus é paciente e quer que todos se arrependam, por isso compartilhe sua fé e esperança em Cristo Jesus. 3º. Uma pessoa que vive para glória de Deus (3.11,14). Não estrague sua vida com o pecado. Não viva irresponsavelmente como se não houvesse amanhã!

Pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior