Meditação © Amplo Publications

24 de maio de 2018

Deus Tem Um Plano Perfeito

Como presidente de uma ONG estava numa reunião com o Prefeito de Uberlândia Odelmo Leão Carneiro, e num determinado momento da conversa ele me disse: “Já determinei aos meus assessores que obedeçam minhas ordens e executem o plano”. Naquele momento percebi a firmeza daquele Líder, pois fiquei pensando que só mesmo alguém que dispõe de autoridade tem competência para decretar alguma coisa. Então, meus pensamentos foram levados para o SENHOR, o Deus da Bíblia, que não só tem a autoridade, mas o poder para fazer cumprir aquilo que planejou. Na verdade a reunião com o Prefeito não passou de uma longa conversa porque ele não dispunha de real poder para realizar aquilo que planejou e prometeu.


Como o SENHOR, o Criador dos céus e da terra, é diferente! O Nosso Deus tem um plano e determinou o que irá acontecer, por isso o profeta Isaías afirmou: “O Senhor dos Exércitos jurou: "Certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será” (Isaías 14.24). Se Deus não fosse todo-poderoso certamente seu plano também não passaria de propostas fazias como as de um político. O apóstolo Paulo destacou que “Nele [em Jesus] fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória” (Ef 1.11).

   

Uma leitura bíblica comprometida com a verdade levará qualquer cristão a reconhecer que Deus tem um propósito eterno. Somente porque Deus é soberano e sábio poderia fazer um plano perfeito. Portanto, quando você se referir a Deus como SENHOR soberano entenda e creia que Ele tem um controle efetivo e absoluto sobre tudo e sobre todos, portanto o SENHOR é o Altíssimo, o Supremo e o Rei do universo.


Que segurança podemos ter, não é mesmo? Estamos nas mãos poderosas de um Deus soberano, todo-poderoso e amoroso. O Dr. Anthony Hoekema define soberania como “A Direção de Deus nos eventos do universo e das ações de Suas criaturas em concordância com Seu plano’. Qualquer sugestão ao acaso [sorte] ou de que as coisas acontecem independentes da direção última de Deus é, sem sombra de dúvida, destituí-Lo de Sua posição de Deus e de Sua Majestade”. Portanto, descanse seu coração, mesmo que você não entenda muita coisa que está acontecendo, mas confie de todo o seu coração porque “O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens. o SENHOR prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça a sua alma odeia. Pois o SENHOR é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face” (Sl 11.4-6).


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior