Meditação © Amplo Publications

25 de abril de 2017

Qual a Solução Contra o Mundanismo?

“Contudo, ele generosamente nos concede graça. Como dizem as Escrituras: ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tg 4.6, NVT).


Eu e você precisamos entender a insuficiência do cristão por si só. Tiago disse que “o espirito colocado por Deus em nós tem ciúmes” (Tg 4.5, NVT). Penso que ele está falando sobre o “nosso espírito” (Gn 2.7) e não sobre o Espírito Santo. Na sua argumentação Tiago está afirmando que, depois da Queda, nosso espírito anseia, deseja, anela as coisas do mundo e se constitui num aliado do mundanismo, “contudo” Deus concede-nos sua graça, a força do contraste ajuda a firma esta posição. A graça de Deus é concedida para que possamos derrotar nosso espírito mundano que tem ciúmes pelas coisas mundanas.


Duas verdades devem ser destacadas. Primeira que nós precisamos da graça de Deus (4.5). Como dissemos acima o espírito (humano) que Deus fez habitar em nós e que caiu em Adão deseja o mundanismo, ele cobiça as coisas do mundo. Por isso, nós precisamos reconhecer que, por causa do pecado, nosso espírito se inclina para as coisas da carne porque é totalmente corrupto. Como nos livraremos da derrota? Graças a Deus que nos dá a vitória por meio de Jesus Cristo, portanto, devemos nos fortificar na graça de Deus que está em Cristo.


A segunda verdade importante neste texto é que Deus concede sua graça suficiente somente para os humildes (4.6). O orgulhoso confia em si mesmo, mas o humilde é aquele que se coloca sob a direção de Deus e lhe é submisso para fazer sua vontade. Quando chegamos diante de Deus pedindo sua ajuda, então Deus derrama do seu Trono graça abundante para nos fortalecer e nos ajudar a vencer o mundanismo.


O grande problema que enfrentamos na comunidade da fé é que temos muitos senhores, mas poucos servos. Poucos são os que se dispõem a vestir-se com a toalha (Jo 13.4-5). O evangelho gospel produziu muitas celebridades e gente que adora os holofotes, mas poucos querem se diminuir para que Cristo cresça (Jo 3.30). O Diabo sabe muito bem do que o nosso espírito gosta e por isso tenta-nos para sermos orgulhosos. Tive um orientador que costumava dizer: “cuidado com aquele tapinha nas costas!” Depois de um sermão, uma visita ou uma oração nós queremos ser reconhecidos e estar com a bola cheia. Mas, a Bíblia ensina que “o orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Pv 16.18).


Meus queridos irmãos precisamos nos aproximar de Deus para receber da sua provisão, ela é dada gratuita, generosa e abundantemente, mas é dispensada somente para aqueles que reconhecem sua necessidade e dizem: “Pai, ajuda-me!”. Deus nos abençoe.


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
24-abr_a-igreja-precisa-de-consolo