Meditação © Amplo Publications

25 de outubro de 2018

Calma, Deus Sabe o Que Faz!

“Ao homem pertencem os planos do coração, mas do SENHOR vem a resposta da língua” (Pv 16.1).


A história de Ester é maravilhosa, pois mostra a mão invisível de Deus agindo soberanamente para realizar seus bons propósitos para o bem do seu povo. O Novo Testamento diz “que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rm 8.28). Mesmo coisas ruins que em si não são boas, nas mãos de Deus, podem contribuir para a salvação e a edificação do seu povo.


O tempo cura muita coisa. Por isso, precisamos aprender a ser pacientes. O texto bíblico diz que “algum tempo depois, quando cessou a indignação do rei Xerxes, ele se lembrou de Vasti, do que ela havia feito e do que ele tinha decretado contra ela”, Et 2.1.  Passou a raiva do rei e, talvez Xerxes quisesse restaurar a rainha à sua posição. Ele percebeu que a atitude da rainha não fora tão grave e que ele, na ira, agiu baseado em retaliação, vingança e punição. Por isso, tomar decisões no calor da batalha é agir com estultícia. Devemos contar até dez e não tomar decisões pautadas na ira.


Os Conselheiros ficaram com medo de um arrependimento do rei, então sugeriram que se procurassem belas virgens para o rei, Et 2.2. A proposta era procurar virgens de boa aparência para um concurso de beleza e a moça que mais agradasse o rei seria rainha no lugar de Vasti. Este conselho agradou Xerxes que o colocou em prática. Os comissários do rei saíram em todas as províncias e trouxeram para o palácio muitas moças e “Ester também foi trazida ao palácio do rei e confiada a Hegai, encarregado do harém”, Et 2.8.


Ester cujo nome era Hadassa era prima de Mardoqueu. A jovem foi marcada pela tragédia. Primeiro, ela nasceu em cativeiro, portanto era judia, escrava e socialmente excluída. Segundo, experimentou a dor pela morte dos pais ainda muito jovem, portanto era órfã e fora criada por Mardoqueu que a tomou como filha depois que os pais faleceram. E, terceiro, ela foi trazida para o Palácio, não porque quis, mas porque havia uma ordem e um decreto do rei. Todavia a Bíblia diz que “essa moça, também chamada Ester, era atraente e muito bonita”, Et 2.7. Ester foi agraciada pelo rei que gostou mais dela do que de qualquer outra mulher. Ela foi favorecida, ganhou a aprovação do rei, então ele lhe colocou uma coroa real e tornou-a rainha em lugar de Vasti, Et 2.15-18.


Deus pode salvar e usar qualquer pessoa para glória dele independente da sua posição, instrução, cor ou habilidades, “pois não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus”, Rm 9.16. Olhe para Ester! Ela estava em desfavor, era mulher, judia e escrava, mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele. É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, I Co 1.27-30.


Calma, Deus sabe o que faz! Portanto, acalme o seu coração na presença do SENHOR e aprenda a dar conselhos ao seu coração quando coisas ruins acontecerem com você: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus” (Sl 42.5).


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior