Meditação © Amplo Publications

26 de fevereiro de 2018

Mudança de Cidadania

A nossa pátria (cidadania) está nos céus”.


Qual é a sua cidadania? Tenho um sobrinho que se mudou para os EUA. Ele queria muito ganhar a cidadania americana e, para isso, alistou-se no serviço militar. Agora ele é um cidadão americano! Atrás dele também foram sua esposa e seus filhos que igualmente ganharam a cidadania na terra do Tio Sam. Portanto, eles abriram mão da cidadania brasileira para terem o privilégio de viverem e trabalharem na América. Tanto meu sobrinho como sua família agora são cidadãos de outro país!


Algo semelhante aconteceu com os cristãos. Ouço mensagens dizendo que os cristãos são “cidadãos de dois mundos”, mas eu discordo deste ensino porque somos cidadãos dos céus, não da terra, pois “a nossa cidadania está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20). Por isso, também, é que somos exortados a “procurar as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus e a manter o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Cl 3.1). Você sabe o que aconteceu com você quando se tornou um cristão?


Deus mudou a sua cidadania! Em primeiro lugar você foi feito uma nova criação (II Co 5.17). Acredite nessa verdade bíblica: Você é uma nova criação, e, por isso, as coisas antigas já passaram. Assim como meu sobrinho, em termos legais, não é mais brasileiro, você também não é mais da terra, mas do céu. Segundo você foi feito um filho de Deus (Jo 1.12). Você não nasceu filho de Deus, mas lhe foi dado por Deus o poder de ser feito filho por adoção (Gl 4.5). Seu nome está escrito [registrado] no livro da vida do Cordeiro. Que privilégio! Você tornou-se herdeiro de Deus e coerdeiro com Cristo Jesus (Rm 8.17). Em terceiro lugar você foi unido a Cristo (Rm 6.5). Portanto, o que aconteceu com Cristo foi aplicado a você. Os méritos da obra de Cristo na morte e ressurreição foram colocados na sua conta. E, por último, você faz parte da família de Deus (Ef 2.19). Que grande amor Deus tem por nós, não é mesmo?


A palavra “cidadania provém do latim civitatem que significa cidade. Isto nos remete a expressão grega polis, cidades-estados antigas; Cidadão era o que morava na cidade e participava de seus negócios”.  Você é um cidadão do céu? Espero que sim! E, espero também que você participe mais ativamente dos “negócios” da sua cidade celestial, e não dos interesses desta vida passageira, pois “sua cidadania está nos céus”, é por isso que, pela fé, assim como Abrãao, “esperamos a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus” (Hb 11.10). Não gaste suas forças acumulando tesouros neste mundo, mas viva nesta terra para glória de Deus, seja um embaixador do céu pronto para levar a mensagem de salvação, tal como ensina a letra de certo hino, “Sou forasteiro aqui, em terra estranha estou. Do reino lá do céu embaixador eu sou. Meu Rei e Salvador vos manda em seu amor as boas-novas de perdão”.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior